Mobilidade

ID.Buzz mostra-se como veículo autónomo em Munique

Representa a visão moderna do pão de forma, mas o novo ID.Buzz já foi visto como um veículo camuflado de condução autónoma.
PUB

Ainda faltam uns meses para conhecermos a versão final do novo Volkswagen ID.Buzz, prevista para iniciar a sua produção a médio-prazo. No entanto, no IAA Mobility em Munique, já conhecemos uma versão camuflada, a revelar a entrada da marca alemã no mundo da condução autónoma ou no mercado dos "robotaxi".

Na realidade, este é um mundo em que a marca já entrou há alguns anos, quando se juntou à Ford com o objetivo de investir na Argo AI, uma empresa americana apostada em desenvolver sistemas de condução autónoma para automóveis elétricos e que já conta com uma base de cenários gigantes, recolhidos pelos diversos modelos que já se encontram em testes no mundo real.

PUB

Com o novo ID.Buzz, a marca já inclui diversas camaras, sensores e radares LIDAR da última geração, diversos de curto alcance, mas também um novo modelo com um alcance próximo dos 400 metros e que foi desenvolvido pela própria empresa.

PUB

Além de tudo aquilo que poderá ser criado com este novo protótipo, a Volkswagen também já se encontra a pensar na próxima geração de modelos para empresas como a Moia, a marca de mobilidade do Grupo VW e que já tem em funcionamento uma frota de pequenos autocarros autónomos na cidade de Hamburgo, responsáveis pelo transporte de mais de três milhões de passageiros desde a sua criação, em 2017.

PUB

Com esta nova geração de condução autónoma, a frota da Moia poderá vir a ser composta por modelos com mais autonomia em termos de rotas e com um menor controlo de funcionamento até ao ano 2025, uma vez que os modelos atuais seguem apenas rotas pré-definidas e estão sempre a ser controlados em tempo real por humanos, ainda que à distância, uma vez que é essa a exigência da legislação em vigor.

Para já, ficamos apenas com uma ideia de como poderá ser o formato final da versão de produção do ID.Buzz, que a marca nos acaba de mostrar nesta versão de testes de condução autónoma e que andou a circular pelas ruas e avenidas de Munique durante o IAA Mobility 2021.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2