Mobilidade

Autoeuropa avança com rescisões voluntárias devido a quebra de produção

Empresa avança com rescisões por causa da quebra de produção devido à crise de semicondutores e do fim da produção do modelo Sharan
Texto
Autoeuropa
Autoeuropa

Com o objetivo de reduzir o número de funcionários a trabalhar na unidade da Volkswagen de Palmela, a Autoeuropa está a apresentar um programa de rescisões voluntárias, ao qual 70 pessoas já aderiram. De acordo com o jornal digital "Eco", que avançou a notícia, a empresa não tem uma meta para o número de rescisões de contrato.

A Autoeuropa avança com o programa de forma a fazer face à quebra de produção em Palmela, causada pela crise no fornecimento de semicondutores que tem vindo a afetar a indústria automóvel, e que já obrigou a fábrica a parar a produção aos fins de semana até março de 2022. Caso tenham que prolongar a paragem, o lugar de 900 trabalhadores poderá ficar em risco.

A fábrica de Palmela apenas produz o T-Roc e o monovolume Sharan, que deixará de ser produzido em meados de 2022. As rescisões voluntárias também têm como objetivo acautelar o fim da produção do Volkswagen Sharan que é assegurada por 300 trabalhadores.

Em maio de 2021, a administração da Autoeuropa já se tinha comprometido em criar condições para que a fábrica de Palmela pudesse produzir um novo produto, mas até agora ainda não foi atribuído nenhum modelo.

O programa de rescisões apresentado pela Autoeuropa contempla o pagamento de 1,5 salários por cada ano de trabalho até um máximo de dez anos. É também proposto um plano para trabalhadores com mais de 55 anos que permite a redução do horário laboral até metade e prevê um corte no ordenado de 40 por cento, sem qualquer tipo de impacto nas contribuições para a segurança social.

No âmbito destas notícias, tentámos contactar a Autoeuropa e, até ao momento, não conseguimos obter qualquer resposta.

(Foto: José Sena Goulão/EPA/Lusa)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos