Mobilidade

Valmet irá construir Lightyear One veículo a energia solar com 725km de autonomia

Chega em 2022 ao mercado europeu, consome 0.083 kWh e promete 725 km de autonomia. Para já estão previstas 1000 unidades por ano
Texto

A startup neerlandesa Lightyear chegou a acordo com a finlandesa Valmet para a produção em série do seu veículo elétrico movido a energia solar. A Valmet tem vasta experiência em produção pois já trabalhou para a Daimler e para a Porsche.

O Lightyear One deverá contar com uma produção estimada de 1000 unidades no primeiro ano (2022) e irá abrir caminho no mercado para o recém anunciado Lightyear Two, uma versão mais acessível (o One deverá custar, na origem mais de 150 mil euros e o Two estima-se em 30 mil euros).

Testes realizados em junho passado mostram que o Lightyear One consegue circular com incríveis consumos de 0,083 kWh e que, com uma carga de 60 kWh, assegurou uma autonomia de 710 km (promete 725 km).

Este veículo solar está equipado com quatro motores elétricos de controlo independente (um em cada roda) e vectorização de binário prometendo uma aceleração 0-100 km/h em menos de 10 segundos.

Está repleto de painéis solares que preenchem capô, tejadilho e a secção traseira na zona do óculo sendo considerado um recordista de eficiência energética.

A substituição dos retrovisores exteriores por câmaras, a forma alongada e esguia, a colocação dos motores nas rodas dispensando um sistema de transmissão são características que dão a este carro um coeficiente de arrasto (Cd) abaixo de 0.20, o que explica os baixos consumos.

A Lightyear promete muitos quilómetros e dias percorridos no One solar sem recurso a carregamentos nos postos. Entre as diferentes opções de carregamento, as autonomias garantidas por uma hora de carga são:

  • 12 km com energia solar
  • 35 km com potência de 3,7 kWh em tomadas de 230v
  • 209 km em postos públicos de 22 kW
  • 570 km em carregadores rápidos de 60 kW.

As autonomias anunciadas do Lightyear One são de: 725 km em ciclo WLTP a uma velocidade média de 46 km/h e uma temperatura de 17ºC; 600 km em autoestrada a uma velocidade média de 100 km/h e comuma temperatura de 17ºC; e 400 km em autoestrada no inverno a uma velocidade média de 100 km/h com uma temperatura de -10ºC

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano