Mobilidade

Zeekr vai criar um modelo exclusivo para a frota de condução autónoma da Waymo

Empresas estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um novo veículo elétrico de condução autónoma para serviço de transporte de passageiros
Texto
Waymo e Zeekr fazem parceria
Waymo e Zeekr fazem parceria

O construtor automóvel chinês Zeekr e a empresa americana especializada em condução autónoma Waymo vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de um novo veículo elétrico sem condutor, especificamente para o serviço de transporte individual de passageiros.

A marca de automóveis elétricos que faz parte do Geely Holding Group vai ficar responsável pela conceção do veículo a partir do seu centro de investigação e desenvolvimento – o China Europe Vehicle Technology Centre – localizado em Gotemburgo, na Suécia, onde também são desenvolvidas soluções para outras marcas do grupo, como a Volvo e a Polestar. Já os californianos da Waymo irão incorporar a sua solução de condução autónoma – Waymo Driver – nos veículos que irão receber nos Estados Unidos.

O novo automóvel será desenhado tendo os passageiros como foco desde o início, o que, segundo a Zeekr, estabelece uma nova referência no segmento dos veículos autónomos.

Terá um habitáculo totalmente configurável, com e sem controlos de condução, o qual pode ser adaptado aos requisitos dos passageiros que utilizem a frota não tripulada Waymo One nos Estados Unidos.

(Fotos: Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos