Mobilidade

Renault testa veículo comercial elétrico Mobilize EZ-Flex em Montpellier

Com a mobilidade urbana em mente, a insígnia Mobilize mostra-se já em avançados testes na cidade francesa
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Comercial elétrico Renault Mobilize EZ-Flex
Comercial elétrico Renault Mobilize EZ-Flex

A Renault tem vindo a desenvolver testes ao seu modelo EZ-Flex e já tirou algumas conclusões relativamente ao que será necessário modificar, quando decidir avançar com a produção em série do veículo comercial que irá receber o carimbo Mobilize, a mais recente marca do grupo francês, focada em serviços de mobilidade sustentável.

Apresentado pela primeira vez enquanto protótipo em 2019, o comercial elétrico EZ-Flex tem estado em circulação na área metropolitana de Montpellier, França, a recolher dados com o propósito da criação de um futuro serviço de mobilidade urbana a ser disponibilizado pela Mobilize. Os resultados desses testes, baseados nas experiências dos utilizadores, irão ditar não apenas o design e detalhes finais do pequeno veículo (3860 mm de comprimento), mas também as características do serviço a oferecer.

Os serviços de mobilidade são, aliás, um tema de elevada importância para a Renault, com o seu diretor executivo, Luca de Meo, a vaticinar que estes irão representar 20 por cento do volume de negócios do grupo até 2030.

Para já, a utilização feita do EZ-Flex permitiu à Renault proceder ao ajuste de alguns aspetos do habitáculo, nomeadamente na forma como o assento do passageiro pode dobrar para que o condutor possa sair pelos dois lados com facilidade. Ainda durante os testes foi adicionada uma chave mão livres (tipo cartão), por forma a que os utilizadores não fossem obrigados a pousar as suas mercadorias de cada vez que pretendiam abrir a porta.

Os espelhos retrovisores exteriores foram reposicionados e o para-brisas foi redesenhado para melhorar a visibilidade, ao mesmo tempo que foram testadas diferentes alturas do piso do compartimento de carga, o qual pode suportar até 300 kg e apresenta um volume de 3 m3.

Uma das características mais interessantes que vai definindo este EZ-Flex parece ser a boa brecagem. Fruto do diâmetro pequeno das rodas, o seu raio de viragem é de apenas 4,5 m, o que faz das ruas estreitas dos centros das cidades o seu habitat natural.

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