Mobilidade

E se pudesses parar numa área de serviço e trocar a bateria do teu elétrico?

O quadriciclo elétrico XEV Yoyo com autonomia para 150 km pode trocar baterias em áreas de serviço da Eni, em Itália
Texto
XEV e Eni em parceria para troca de baterias
XEV e Eni em parceria para troca de baterias

Tem um certo ar de Smart, pode ser conduzido a partir dos 16 anos como acontece com o Citroën AMI, e a sua carroçaria, imagine-se, é feita através de impressão 3D. Falamos do pequeno XEV Yoyo, o quadriciclo elétrico que, para além de anunciar uma autonomia de 150 km, ainda oferece um serviço de carregamento que consiste na troca de baterias.

Imagina parares numa área de serviço com o teu Yoyo e, no período de tempo que demoras a tomar um café, o veículo volta a ter a bateria totalmente carregada. É um sistema de carregamento ultrarrápido? Não exatamente. A “magia” acontece através da troca de baterias, um serviço que está disponível em algumas estações de serviço da Eni, em Itália.

Prestado por um técnico qualificado, o serviço de substituição de baterias descarregadas por baterias carregadas é feito de forma muito rápida, o que evita períodos de espera demorados e permite voltar a ter liberdade de movimento num ápice.

Através desta nova parceria com a XEV, a Eni é pioneira na Europa no serviço de substituição de baterias, o qual passa a estar disponível em sete estações de serviço no país transalpino.

Quanto ao Yoyo, é um quadriciclo com 2,5 metros de comprimento, motorização elétrica de 7,5 kW e uma velocidade máxima anunciada superior a 80 km/h. As baterias são de iões de lítio e estão divididas em três caixas removíveis, com uma capacidade total de 10,36 kWh.

O pequeno modelo da XEV oferece múltiplas possibilidades de personalização, tanto para a carroçaria como para o habitáculo, e vem equipado com ecrã tátil, teto panorâmico e ar condicionado.

Contactada pela AWAY o representante diz que está a estudar um possível plano de expansão para o nosso país.

(Fotos: Captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano