Mobilidade

Trotinete elétrica ultraleve Blizwheel dobra-se para caber na tua mochila

Apesar dos dois motores e da autonomia de até 24 km, é por ser compacta e fácil de transportar que a Blizwheel surpreende
Texto

A micromobilidade está a ganhar cada vez mais espaço nas deslocações do dia a dia em ambiente urbano. E com a curiosidade das pessoas a aumentar, surgem mais e mais opções de trotinetes elétricas com as mais variadas características, como acontece com a proposta da Blizwheel, uma empresa que está a desenvolver os seus produtos entre os Estados Unidos e a China.

A e-scooter desta marca inova não pela sua velocidade ou pela sua autonomia, mas sim por ser ultraleve (pesa apenas 3,9 kg ou 5,4 kg na versão pro) e porque se dobra até ficar tão pequena que cabe numa mochila. Em alternativa, também pode ser dobrada só pela metade e transportada com uma mão, pelo chão.

Trotinete elétrica leve - AWAY
Ultraleve e compacta

A trotinete da Blizwheel foi pensada para aqueles últimos quilómetros entre a paragem de autocarro, a estação de comboio ou o parque de estacionamento e o verdadeiro destino da viagem. É só tirá-la da mala, montar em poucos minutos e começar a andar.

Na hora de arrumar, é só dobrá-la até ficar do tamanho de um paralelepípedo com 39,6 cm por 16,3 cm por 10 cm. Cabe na mochila, na mala de viagem e até na gaveta do escritório.

trotinete elétrica compacta - AWAY
Cabe numa mala de cabine

Independentemente da versão que se escolhe, a standard ou a pro, o design da proposta da Blizwheel lembra as trotinetes sem qualquer motor. É pequena, sem uma grande base para os pés e tem umas rodas simples. Mas são os motores que fazem toda a diferença.

Comecemos pela versão standard. Dois motores de 200W permitem que atinja uma velocidade máxima de 19 km/h. A autonomia de 13 km é conseguida graças a duas baterias de 96 Wh.

A versão pro é, como o próprio nome indica, mais avançada. Isso vê-se nos dois motores de 300W e na bateria de 289 Wh que lhe permitem atingir a velocidade de 24 km/h e ter uma autonomia para 24 km.

Um pequeno ecrã instalado no guiador mostra a velocidade a que te deslocas, os quilómetros percorridos e a percentagem de bateria disponível para que não corras o risco de ficar a pé.

Esta trotinete é produzida em alumínio e tem o que é chamado um design oco que a torna mais leve. Traz luzes na frente e na traseira e tem até sinais luminosos de mudança de direção.

As trotinetes Blizwheel na versão standard e na versão pro estão disponíveis na IndieGoGo, com a primeira a custar 370 euros e a segunda 487 euros. Deverão começar a ser enviadas via marítima até ao final deste ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias