Mobilidade

Mobilidade Ativa Ciclável vai ter verba de um milhão de euros no OE2022

Proposta do PAN foi aprovada e permitiu mais do que duplicar valor inicial previsto no OE 2022 de 400 mil euros
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (Foto: M. Roskovec /Unsplash)
Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (Foto: M. Roskovec /Unsplash)

O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) terá uma verba de um milhão de euros para concretizar a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030. Este valor foi proposto pelo partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) e aprovado no terceiro dia de votações na especialidade do OE2022.

Inicialmente, a proposta do Governo para o artigo do OE2022 sobre a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 previa uma verba de até 400 mil euros. Este valor seria utilizado para a execução de 51 medidas da estratégia.

Com a proposta do PAN aprovada, a verba mais do que duplica, atingindo assim um milhão de euros.

A Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 é um compromisso para a próxima década, que pretende ser implementado de forma independente de ciclos políticos para assegurar a promoção do uso da bicicleta, a consequente adoção de hábitos de vida mais saudáveis e o investimento na construção de ciclovias, pode ler-se na Resolução do Conselho de Ministros, publicada em agosto de 2019.

Ainda de acordo com o estabelecido, "a concretização desta estratégia deverá ser capaz de colocar Portugal ao nível de outros países onde esta prática já está enraizada, permitindo maximizar benefícios para a saúde das populações, retirar carros das ruas, devolver o espaço público, aliviar o congestionamento urbano, baixar os níveis de ruído e reduzir a poluição atmosférica".

(Fotos: M. Roskovec e J. Camacho/Unsplash)

Continuar a ler
Home
Conferência dos Oceanos 2022 em Lisboa até 1 de julho
Subida de água no planeta. Vê aqui este projeto de sensibilização em Copenhaga
Estão a aparecer microplásticos em gelo na Antártida