Mobilidade

Há mais um alerta para a importância de se utilizar bicicletas em Portugal

Federação Portuguesa de Cicloturismo esteve com o ministro do Ambiente e apresentou propostas para aumentar número de bicicletas
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Federação de Cicloturismo pede que se fomente uso da bicicleta em Portugal
Federação de Cicloturismo pede que se fomente uso da bicicleta em Portugal

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) apresentou um conjunto de propostas ao ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, com o objetivo de fomentar o uso da bicicleta e, assim, dar resposta à atual crise energética.

Citado pela agência Lusa, o comunicado da FPCUB salienta que as propostas apresentadas ao Governo podem contribuir “de forma decisiva, para se alcançar a meta nacional de utilização de bicicleta de 7,5% e, nas cidades, de 15%”.

Desde logo, o organismo expressou a sua vontade de que a dotação financeira das bicicletas e dos veículos de mercadorias fosse revista em alta, por oposição à diminuição da alocada aos veículos ligeiros de passageiros.

No domínio da gestão e planeamento de edifícios, a FPCUB considera que “deve ser introduzida a possibilidade de apoio à criação de balneários e de bicicletários para quem se desloca de bicicleta”, no âmbito do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis.

Para a FPCUB é também importante que o Fundo Ambiental possa financiar a implementação de sistemas de bicicletas partilhadas nas cidades, desde que estes cumpram os requisitos mínimos previstos nas boas práticas internacionais”, refere o comunicado.

Entre as propostas entregues a Duarte Cordeiro, também constava a criação de “um Programa de Apoio à Transformação de Ruas e Avenidas existentes, que visem a introdução de condições para a utilização da bicicleta”, assim como o “reforço de recursos humanos e uma dotação orçamental própria e maior” para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa.

A FPCUB não quis deixar de salientar a importância da implementação de um incentivo à utilização da bicicleta, por forma a gerar um verdadeiro impacto nas deslocações diárias, e de apontar os exemplos de países como os Países Baixos, a França, o Reino Unido e a Bélgica, onde esse mesmo incentivo é realizado através do pagamento por quilómetro pedalado.

(Fotos: Unsplash)

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