Mobilidade

Descobre a Äike, uma trotinete elétrica sustentável e difícil de se roubar

Segurança, sustentabilidade e conectividade são os três pontos-chave que guiaram o desenvolvimento da Äike T
Texto

Nos últimos anos, temos visto nascer mais e mais empresas focadas no desenvolvimento da micromobilidade. Muitas delas, dedicadas a trotinetes elétricas. Com cada vez mais opções no mercado, o desafio tem sido fazer a diferença. No campo da segurança, da sustentabilidade e da conectividade, a Äike T promete ter a melhor opção.

À primeira vista, parece uma trotinete simples, não muito diferente de tantos outros modelos. No entanto, toda ela foi pensada para garantir uma experiência única para o utilizador e para ser, dizem eles, a trotinete elétrica mais segura do mundo.

Como se consegue isso? De acordo com a Äike, a empresa por trás do modelo, o primeiro passo foi pensar no design. A plataforma mais larga garante maior estabilidade e travões mecânicos e elétricos garantem que a trotinete trava em qualquer ambiente, quer seja sobre o gelo ou numa poça de água.

Trotinete elétrica Äike T - AWAY
Trotinete elétrica Äike T

Um display minimalista ajuda a controlar a velocidade e a bateria e ainda permite colocar o telemóvel.

O carregamento também é um ponto interessante, já que a Äike T parece ser um dos primeiros veículos de micromobilidade que pode ser carregado com um simples cabo USB-C.

A Äike T está virada para a tecnologia e tem uma aplicação que, de acordo com a empresa, “vem com um superpoder carregado com Internet das Coisas” (IoT, na sigla em inglês).

Graças a um código único, a trotinete conecta à aplicação que permite personalizar a experiência de condução, garante que só pode ser desbloqueada e bloqueada com o telemóvel próximo, tem um alarme antirroubo e ainda permite ver onde a Äike T está em todos os momentos graças a um GPS instalado no veículo.

A sustentabilidade tem sido a estrela guia no desenvolvimento deste modelo de micromobilidade. É produzida na União Europeia, mais concretamente em Tallinn, na Estónia, e muitos dos materiais usados são reciclados e locais. Na produção são usadas energias renováveis.

Modelo prima pela sustentabilidade - AWAY
Modelo da Äike prima pela sustentabilidade

Agora chegamos à parte das especificações. Graças à bateria de 583,2 Wh – que é amovível –, a Äike T tem autonomia para cerca de 40 km. A velocidade máxima é de 25 km/h, embora esta questão esteja sujeita também às leis de cada país.

A trotinete elétrica Äike T vai estar disponível a partir de 999 euros. Neste momento já é possível fazer a pré-reserva mediante um depósito de 69 euros. Os envios vão começar a ser feitos nos últimos meses de 2022 para a União Europeia e Reino Unido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias