Mobilidade

Consórcio quer tornar setor ferroviário nacional mais ecológico e rentável

Liderado pela Efacec, projeto Ferrovia 4.0 tem investimento de €8 milhões para melhorar sustentabilidade ecológica e económica dos comboios
Texto
Ferrovia 4.0
Ferrovia 4.0

O consórcio Ferrovia 4.0, criado para o desenvolvimento de soluções para o mercado ferroviário em Portugal, está a ser liderado pela Efacec, empresa que atua nas áreas da Energia, Mobilidade e Ambiente. O projeto está a ser desenvolvido em parceria com várias empresas e entidades de investigação, como a ALMADESIGN, a FEUP, a ISQ e a Mota-Engil, no seio da Plataforma Ferroviária Portuguesa, e envolve um investimento de cerca de oito milhões de euros.

Este consórcio, que está a ser cofinanciado pelo COMPETE 2020, Lisboa 2020, Portugal 2020 e pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento da União Europeia, pretende desenvolver componentes, ferramentas e sistemas que possam endereçar os desafios tecnológicos e de mercado do setor ferroviário, de forma a aumentar a competitividade, a qualidade e a segurança do serviço de comboios.

Paulo Paixão, o coordenador global do Ferrovia 4.0, refere que o que se ambiciona é o “desenvolvimento de soluções que potenciam a sustentabilidade económica e ecológica do sistema ferroviário, destacando-se, na colaboração específica da Efacec, a redução de custos operacionais e de manutenção”.

O projeto Ferrovia 4.0, considerado estratégico para o setor ferroviário, teve início no final de 2020 e tem data de conclusão de junho de 2023.

(Fotos: S. Teixeira e R. Resende/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal