Mobilidade

Triciclo elétrico japonês em madeira facilita mobilidade especial

Chama-se Ily-Ai e é um conceito de triciclo elétrico criado com o objetivo de introduzir uma nova abordagem à mobilidade
Texto

Linhas suaves, corpo em madeira e 100% elétrico: é assim o Ily-Ai, um triciclo desenvolvido pelo designer japonês Mikiya Kobayashi. Este conceito, ao contrário de grande parte dos veículos divertidos que apresentamos, não foi idealizado para as deslocações urbanas, mas sim para facilitar a mobilidade de quem, por algum motivo, não pode ou não consegue caminhar.

É uma proposta pensada para aumentar a esfera da mobilidade das pessoas, isto sem ter de abdicar do design.

Triciclo elétrico Ily-Ai - AWAY
Triciclo elétrico foi produzido em madeira (foto: Yosuke Owashi)

Desenvolvido em parceria com a Aisin, um fabricante de partes de automóveis e outros produtos, e com a Karimoku, uma empresa de mobiliário em madeira do Japão, o Ily-Ai destaca-se por ter um corpo com linhas arredondadas e ser produzido em madeira de castanheiro, esta escolhida por ser rija, extremamente leve e resistente à água.

Apesar do aspeto suave, quase de brinquedo de criança, em comunicado, Mikiya Kobayashi refere que este conceito de triciclo elétrico vem equipado com a última tecnologia de mobilidade, tendo um sensor de segurança que trava o Ily-Ai se for identificado algum obstáculo no caminho.

Pode ser usado por qualquer pessoa com mais de 16 anos e adapta-se a espaços exteriores e interiores, sendo possível configurar a velocidade máxima de forma a que esta esteja adaptada à utilização pretendida.

Ainda assim, o veículo foi idealizado para ser usado em grandes espaços públicos, como centros comerciais ou museus, por pessoas com dificuldade em se mover. Por isso, o Ily-Ai está programada para não ultrapassar a velocidade de 4 km/h.

O triciclo elétrico Ily-Ai não passa de um conceito, mas há vontade de o comercializar no futuro. Resta aguardar para saber se vai tornar-se um aliado da mobilidade diária de quem não consegue andar a pé.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel