Mobilidade

TAP Air Portugal considerada a 6.ª companhia aérea mais segura do mundo

Na base desta atribuição estão critérios como acidentes ao longo de cinco anos e incidentes graves ao longo de dois anos
Texto

A TAP Air Portugal foi considerada a sexta companhia área mais segura do mundo, o que pode ser considerada uma boa notícia para a empresa após a sucessão de polémicas em que tem estado envolvida. O ranking da Airline Ratings é liderado pela australiana Qantas Airways.

A tabela elaborada pela organização que monitoriza o desempenho das transportadoras coloca a Air New Zealand na segunda posição, seguida das companhias Etihad Airways, Qatar Airways e Singapore Airlines. Atrás da TAP ficaram a Emirates, Alaska Airlines, EVA Air e Virgin Australia/Atlantic, finalizando, assim, os primeiros dez lugares do ranking.

TAP Air Portugal - AWAY
TAP Air Portugal (foto: Andrew Nash/Flickr)

Para o diretor da Airline Ratings, Geoffrey Thomas, as companhias aéreas presentes no top 20 são as que mais se destacam na indústria da aviação por estarem na linha da frente em matéria de segurança, inovação e lançamento de novos aviões.

Recorde-se que no ano passado a TAP realizou o primeiro voo com combustível sustentável em Portugal, numa parceria com a Galp e a ANA, o que revela a aposta da empresa na inovação.

TAP Air Portugal - AWAY
TAP Air Portugal (foto: Simon Butler/Flickr)

Para a elaboração do ranking, a Airline Ratings teve como critérios o número de acidentes ao longo de cinco anos, o número de incidentes graves ao longo de dois anos, a idade da frota, a formação dada aos pilotos e os protocolos adotados em função da pandemia de covid-19.

Geoffrey Thomas destacou que todas as companhias aéreas têm incidentes diariamente, não necessariamente por problemas operacionais, mas por questões de fabrico das aeronaves ou dos motores. A forma como a tripulação lida com os incidentes é um dos fatores mais determinantes para estabelecer a diferença entre uma companhia aérea segura ou insegura.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Europa bate recorde de produção de energia eólica e solar
Preço dos combustíveis com forte descida na próxima semana
Radares da PSP para o mês de fevereiro: onde vão estar em todo o país