Mobilidade

Honda inaugura novo túnel de vento de última geração nos Estados Unidos

Equipamento permite realizar testes à aerodinâmica e à acústica e até está preparado para receber modelos de competição
Texto

A Honda inaugurou recentemente as suas novas instalações com túnel de vento de última geração em Ohio, Estados Unidos, as quais lhe permitirão testar veículos das marcas Honda e Acura na sua fase de desenvolvimento, assim como veículos de competição.

Para a criação da nova unidade Honda Automotive Laboratories of Ohio (HALO), a marca japonesa realizou um investimento de 111 milhões de euros. Esta integra um túnel de vento que a própria assegura ser o mais avançado do mundo, permitindo executar, num só local, três funções de teste separadas – aerodinâmica, aeroacústica e corrida.

Para testar a aerodinâmica tanto de veículos de produção em série como de monolugares de competição, o novo túnel de vento utiliza um sistema de piso modular intercambiável.

Responsável por gerar vento a velocidades que podem superar os 305 km/h está um motor de 5 megawatt (6700 cv), capaz de girar 12 lâminas de fibra de carbono a 250 rotações por minuto. A ventoinha está colocada numa abertura com mais de oito metros de diâmetro.

O novo túnel da Honda no Ohio tem ainda a particularidade de, rapidamente, permitir que seja efetuado um teste acústico através de um sistema de matrizes acústicas, composto por microfones e câmaras fotográficas.

Preparado para recolher dados em tempo real e efetuar medição de precisão, o sistema de medição acústica revela-se um importante aliado da Honda no desenvolvimento de veículos, em particular de elétricos, na medida em que o ruído se assume como um elemento cada vez mais importante nesse processo. Com ele, os engenheiros da Honda serão capazes de identificar a localização precisa dos problemas de ruído interior e exterior mais rapidamente do que nunca.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos