A Google marcou presença na feira tecnológica CES 2023, onde apresentou a nova versão do Android Auto. A atualização do sistema de navegação conta com melhorias para todos os automóveis com serviços Google incluídos e uma nova forma de uso da chave digital do automóvel.
O Android Auto permite aos utilizadores de smartphones a conexão com o seu automóvel, caso este disponibilize a tecnologia. As atualizações de design e as melhorias dos recursos vão proporcionar uma experiência de fácil utilização enquanto se conduz, refere a Google.
O novo design dá prioridade a três objetivos importantes para os condutores: conduzir até ao destino pretendido, comunicar com amigos e família por mensagens ou chamadas e, por fim, ouvir música ou podcasts.
O layout do ecrã do automóvel é ajustável, pois pode estar dividido em vários atalhos, assim como é adaptável a diferentes tamanhos.
Para além de um novo design, o Android Auto também oferece novos recursos, de modo a completar as necessidades dos condutores. O Google Assistant fornece sugestões inteligentes, como avisos de chamadas perdidas, partilha da hora de chegada da viagem programada e acesso rápido a músicas ou podcasts.
Sobre este último ponto a Google refere estar a trabalhar numa barra de pesquisa, através da qual vai ser possível avançar nas músicas ou episódios de podcast. Em breve, também vai passar a ser possível fazer chamadas pela aplicação WhatsApp.
Sabias que o Waze vai estar disponível diretamente em alguns Renault?
Com o Android Auto a partilha da chave digital do automóvel já é possível ser feita em iPhones e no Pixel, mas brevemente esta opção estará disponível também em smartphones Samsung e Xiaomi. A chave digital é um modo simples de partilha de acesso ao automóvel com amigos ou familiares.