A ideia não é nova, mas agora com o colosso Toyota envolvido poderá ser mais uma solução para a descarbonização dos automóveis.
O maior construtor nipónico juntou-se à Yamaha e preparam o desenvolvimento de um motor V8 5,0 litros capaz de ser alimentado a hidrogénio.
Na verdade, a base deste motor é a conhecida unidade do grupo Toyota que equipa o desportivo Lexus RC F Coupe que tem vindo a ser trabalhada nos últimos anos.
Em comunicado de imprensa, o Presidente da Yamaha, Yoshihiro Hidaka, afirmou “que a firma tem uma forte paixão e um grande nível de compromisso por motores de combustão”.
Construtores japoneses unidos para usar combustíveis verdes em motores de combustão
A Toyota pediu a Yamaha que desenvolvesse este motor alimentado por hidrogénio e muito pouco se sabe sobre o que está a ser alterado. A marca apenas indicou que há alterações que tem de ser realizadas ao nível da cabeça do motor e injetores.
A unidade deverá ser capaz de desenvolver 450 cavalos e assegurar altos regimes de rotação (6.800 rpm).
Elon Musk não deverá alinhar em hidrogénio
Enquanto todo o mundo está excitado com a possibilidade do hidrogénio poder vir a ser uma parte da solução para alcançar metas de redução de carbono, há, no entanto um líder que parece não acreditar na solução.
Elon Musk tem referido várias vezes que o hidrogénio não é a solução que se pretende para a mobilidade. Ainda assim, recentemente, confrontado por jornalistas sobre qual o combustível utilizado na Space X, o dono da Tesla terá mudado de assunto…