Mobilidade

Toyota e Yamaha estão a desenvolver motor V8 com combustão a hidrogénio

Projeto nipónico pretende ser uma alternativa à alimentação por combustíveis de origem fóssil
Texto
Motor V8 com combustão a hidrogénio da Yamaha Motor Co (Toru Hanai/Getty Images)
Motor V8 com combustão a hidrogénio da Yamaha Motor Co (Toru Hanai/Getty Images)

A ideia não é nova, mas agora com o colosso Toyota envolvido poderá ser mais uma solução para a descarbonização dos automóveis.

O maior construtor nipónico juntou-se à Yamaha e preparam o desenvolvimento de um motor V8 5,0 litros capaz de ser alimentado a hidrogénio.

Lexus RC F

Na verdade, a base deste motor é a conhecida unidade do grupo Toyota que equipa o desportivo Lexus RC F Coupe que tem vindo a ser trabalhada nos últimos anos.

Em comunicado de imprensa, o Presidente da Yamaha, Yoshihiro Hidaka, afirmou “que a firma tem uma forte paixão e um grande nível de compromisso por motores de combustão”.

A Toyota pediu a Yamaha que desenvolvesse este motor alimentado por hidrogénio e muito pouco se sabe sobre o que está a ser alterado. A marca apenas indicou que há alterações que tem de ser realizadas ao nível da cabeça do motor e injetores.

A unidade deverá ser capaz de desenvolver 450 cavalos e assegurar altos regimes de rotação (6.800 rpm).

Elon Musk não deverá alinhar em hidrogénio

Enquanto todo o mundo está excitado com a possibilidade do hidrogénio poder vir a ser uma parte da solução para alcançar metas de redução de carbono, há, no entanto um líder que parece não acreditar na solução.

Elon Musk tem referido várias vezes que o hidrogénio não é a solução que se pretende para a mobilidade. Ainda assim, recentemente, confrontado por jornalistas sobre qual o combustível utilizado na Space X, o dono da Tesla terá mudado de assunto…

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”