Mobilidade

Maior navio híbrido do mundo chega aos mares europeus em 2024

A Brittany Ferries anunciou a chegada do Saint-Malo, um navio híbrido que fará o trajeto entre França e o Reino Unido
Projeção do maior navio híbrido do mundo (Imagem: Brittany Ferries)
Projeção do maior navio híbrido do mundo (Imagem: Brittany Ferries)

O trajeto de barco entre Saint-Malo, em França, e Portsmouth, no Reino Unido, vai passar a ser mais sustentável com a chegada do maior navio híbrido do mundo em 2024. Este barco que vai integrar a frota da Brittany Ferries vai ter uma bateria com capacidade de 11,5 MWh, o dobro do que é utilizado atualmente no mesmo tipo de transporte.

Batizado de Saint-Malo em honra da rota que vai fazer, o novo navio que está a ser desenvolvido pela StenaRoRo terá sistemas que irão permitir otimizar a energia enquanto navega.

De acordo com a CNBC, os navios híbridos utilizam gás natural liquefeito (GNL) e baterias elétricas para se deslocarem.

Graças ao motor híbrido, à otimização de energia e à possibilidade de se carregar o navio quando este está atracado, será possível diminuir em até 15% as emissões de gases de efeito de estufa, refere, em comunicado, Wartsila a empresa responsável pelo motor e bateria do Saint-Malo.

O Saint-Malo será o primeiro de dois navios híbridos que se vão juntar à frota da Brittany Ferries e que irão substituir dois dos barcos mais antigos da empresa. O segundo, do qual ainda não se sabe o nome, fará a ligação entre Portsmouth, Reino Unido, e Caen, França.

Continuar a ler
Home
Ponte Vasco da Gama encerrada ao trânsito a partir das 23 horas de hoje
E se fosses de balão ao espaço? Descobre aqui o preço de uma viagem de 6 horas
Alterações climáticas impactam nascimento das tartarugas