Mobilidade

Ilha de Astypalea aposta na sustentabilidade com mobilidade elétrica

Grupo Volkswagen está a desenvolver um projeto para fomentar o desenvolvimento sustentável do pequeno território grego
Texto
Ilha de Astypalea usa elétricos para ser exemplo de mobilidade sustentável
Ilha de Astypalea usa elétricos para ser exemplo de mobilidade sustentável

Um laboratório para a mobilidade do futuro. É este o papel que está a assumir a ilha grega de Astypalea através do projeto "Smart & Sustainable Island", levado a cabo em conjunto pelo construtor automóvel Volkswagen e o Governo da Grécia.

O objetivo definido para a ilha de Astypalea é substituir, de forma gradual, os veículos de combustão interna que ali circulam por novos modelos elétricos. Uma medida que agora ganhou um novo impulso, com a entrega das primeiras unidades do grupo alemão alimentadas a bateria a clientes particulares residentes naquele território.

Depois da adoção de veículos elétricos por parte das autoridades de Astypalea no decorrer de 2021, é chegada a vez de também os habitantes da ilha grega beneficiarem de novas formas de mobilidade, mais económicas e amigas do ambiente, com a entrega de modelos ID.3, ID.4 e e-up, bem como da scooter elétrica Seat MÓ 125.

Thanos Papagiannis é o primeiro cliente de um ID.3 em Astypalea e um firme defensor da mobilidade elétrica como a solução certa para a ilha grega. “As distâncias aqui são curtas, o consumo de energia é baixo, e a rede de carregamento está agora muito bem desenvolvida. Espero que Astypalea inspire outras regiões a aumentar os seus esforços para a proteção do clima, com a adoção de soluções de e-mobilidade", comentou.

Thanos Papagiannis

Para além da eletrificação da frota automóvel, o projeto encabeçado pelo Grupo Volkswagen para a ilha de Astypalea contempla outras ações no sentido de fomentar o desenvolvimento sustentável daquele território, tal como a iniciativa para a retirada de veículos em estado de sucata.

A campanha de reciclagem pretende eliminar o impacto ambiental associado aos muitos carros, motos e camiões abandonados em Astypalea, encaminhando-os por via marítima para a capital Atenas, onde serão processados e reciclados.

No próximo verão, a Volkswagen lançará serviços de mobilidade inovadores, totalmente elétricos, em conjunto com empresas locais. A partilha de viagens e de veículos irá contribuir para reduzir o número total de veículos na ilha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias