Mobilidade

Google Maps passa a disponibilizar o trajeto mais ecológico e económico

Nova opção de rota ecológica permite escolher o itinerário com menor consumo e mais amigo do ambiente
Texto
Rotas ecológicas Google Maps
Rotas ecológicas Google Maps

Preferes ir de automóvel pelo trajeto mais rápido, ou pelo que gasta menos energia/ combustível? Depois dos Estados Unidos, as novas rotas ecológicas do Google Maps já estão disponíveis em quase 40 países na Europa, entre os quais Portugal, o que significa que passa a ser possível optar pelo trajeto que implica menor consumo de eletricidade ou combustível.

A conhecida aplicação de navegação da Google, para além de mostrar a rota mais rápida, passa agora a exibir a rota mais eficiente em termos de consumos, caso esta não seja também a mais rápida. Se o veículo do utilizador estiver equipado com um motor a combustão, a rota ecológica será também a que representará menores emissões de CO2.

Para saber qual rota escolher, o utilizador do Google Maps tem acesso a informação sobre a poupança relativa de combustível e a diferença de tempo entre as duas rotas.

A partir daí, só tem de selecionar a que melhor se adapta a si. E caso prefira continuar a escolher por defeito a rota mais rápida (mesmo que não seja a mais económica), pode fazê-lo, ajustando as suas preferências nas definições.

Para melhor calcular a poupança de energia ou combustível no trajeto escolhido pelo utilizador, em breve a aplicação vai passar a solicitar que este indique o tipo de motorização do seu veículo – gasolina, gás, Diesel, híbrido ou elétrico. Dessa forma será possível obter a melhor rota e uma estimativa mais precisa ao nível da poupança nos consumos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias