Mobilidade

Continental lança novo pneu com 65% de materiais sustentáveis

A fabricante alemã Continental é a primeira a lançar pneus de série com uma percentagem tão elevada de materiais sustentáveis
Texto
Pneu mais sustentável da Continental (foto: divulgação)
Pneu mais sustentável da Continental (foto: divulgação)

A Continental revelou recentemente o novo UltraContact NXT um pneu fabricado com uma percentagem de 65% de materiais reciclados e com certificação ISCC Plus, que o torna o pneu com a maior percentagem de materiais sustentáveis.

O novo UltraContact NXT obteve (nas 19 medidas disponíveis) a melhor classificação (“A”) nos valores do rótulo de pneus da EU em termos de resistência ao rolamento, aderência em pavimento molhado e ruído exterior.

A marca alemã torna-se assim a primeira a lançar um pneu com uma elevada percentagem de materiais sustentáveis para produção em série demonstrando assim a liderança a níveis tecnológicos, pode ler-se em comunicado.

continental - away
Novo UltraContact NXT (foto: divulgação)

Dependendo da medida do pneu, o UltraContact NXT é fabricado com até 65% de materiais renováveis, reciclados e com certificação de balanço de massa. Os materiais renováveis representam até 32%. A proporção de materiais recicláveis é de até cinco por cento. Além disso, a Continental obteve uma quantidade de até 28% de materiais certificados pela abordagem de balanço de massa ISCC PLUS a partir de matérias-primas biológicas, circulares e/ou bio circulares.

Os materiais renováveis incluem a sílica biológica produzida a partir de resíduos agrícolas.

Os materiais renováveis representam até 32% do UltraContact NXT. Isto inclui resinas provenientes de materiais residuais das indústrias do papel e da madeira. Utilizadas em pneus, as resinas permitem que compostos altamente flexíveis melhorem a aderência do material. O Ultra Contact NXT contém silicato proveniente das cinzas da casca de arroz.

continental - away
O novo pneu teve classificação "A" nas 19 medidas disponíveis

A casca de arroz é um resíduo agrícola que pode ser transformado em sílica mediante um novo processo que consome menos energia. A sílica ajuda a otimizar características como a aderência, a resistência ao rolamento e a vida útil do pneu. Como em todos os pneus, a borracha natural é um material chave do UltraContact NXT. Continua a ser indispensável, uma vez que assegura as mais altas propriedades de desempenho do pneu devido ao seu elevado nível de resistência e durabilidade

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Férias à vista: estas praias portuguesas têm as águas mais limpas do país
Legumes e frutas a estragar? Vê como prolongar a sua vida e evitar que acabem no lixo
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável