Mobilidade

Amazon investe mais de mil milhões de euros em veículos elétricos na Europa

Até 2025, gigante americana vai adquirir carrinhas e camiões elétricos para entregas em cidades europeias
Texto

Ao longo dos próximos cinco anos, o gigante do comércio eletrónico e da distribuição Amazon vai investir mais de mil milhões de euros em veículos elétricos para as entregas na Europa. Ao apostar na transição elétrica, a empresa americana de retalho online dá mais um passo em direção ao seu objetivo de ser neutra em carbono até 2040.

A verba anunciada irá permitir a aquisição de carrinhas e camiões elétricos, assim como a criação de hubs de baixas-emissões de gestão de encomendas, que permitam métodos mais sustentáveis de entrega, como de bicicleta elétrica ou até a pé.

A gigante americana criada por Jeff Bezos espera também impulsionar a inovação na indústria do transporte e encorajar a criação de mais infraestruturas de carregamento.

Carrinhas elétricas Rivian para a Amazon (Foto: Mustafa Hussain/Getty Images)

Apesar de não se ter conhecimento sobre qual será a percentagem de veículos elétricos na frota europeia da Amazon, sabe-se que a empresa possuiu três mil carrinhas sem emissões que entregaram mais de 100 mil encomendas em 2021, na Europa.

Até 2025, a Amazon espera ter 10 mil carrinhas elétricas a operar na Europa e nos próximos anos quer adquirir 1500 veículos pesados também elétricos.

A Amazon tem feito vários acordos nos últimos meses de forma a acelerar a transição para um modelo de negócio ambientalmente mais sustentável e atingir a neutralidade carbónica até 2040. 

Sabe-se que a maior encomenda que fez até agora de veículos sem-emissões foi à Rivian que deverá entregar 100 mil elétricos até 2025.

A empresa também anunciou que vai passar a usar hidrogénio verde a partir de2025. Novo acordo com Plug Power prevê que sejam fornecidas 10 mil toneladas de hidrogénio por ano que será usado em camíões e empilhadoras da Amazon.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos