Mobilidade

Honda e Sony lançam veículo elétrico em 2025 e as vendas serão só online

Empresas japonesas estabelecem parceria para desenvolver um novo automóvel que irá oferecer condução autónoma de nível 3
Texto
Sony Honda Mobility (foto T. Kaneko/ AP)
Sony Honda Mobility (foto T. Kaneko/ AP)

Faltam cerca de três anos para que se iniciem as vendas do primeiro automóvel elétrico resultante da joint venture estabelecida entre o especialista em eletrónica de consumo Sony e o construtor automóvel Honda.

A nova empresa Sony Honda Mobility aponta para começar a aceitar pré-reservas do seu modelo de estreia durante a primeira metade de 2025, mas só no ano seguinte dará início às primeiras entregas, inicialmente no Estados Unidos e depois no Japão.

Há também o objetivo de introduzir o modelo no mercado europeu, mas não foi ainda avançado qualquer plano nesse sentido.

Sony e Honda estabelecem parceria - AWAY
Sony e Honda estabelecem parceria

Para a comercialização do seu primeiro automóvel, as duas marcas japonesas vão adotar um modelo totalmente online. A internet irá, aliás, ter um papel determinante no conceito do veículo, já que este estará equipado com um novo software desenvolvido pela Sony.

O sistema da gigante da eletrónica irá incluir serviços baseados em nuvem conectados a sistemas de entretenimento e pagamento, o que permitirá a cobrança mensal de serviços subscritos pelo utilizador.

Também responsabilidade da Sony será o desenvolvimento e integração dos sensores e restante tecnologia que permitirá ao primeiro modelo da Sony Honda Mobility oferecer condução autónoma de nível 3 – em autoestrada o condutor pode conduzir sem observar a estrada ou manusear o volante, mas tem de estar pronto para retomar o controlo em caso de necessidade.

Sobre características técnicas (motor, bateria, autonomia…) do modelo que será construído numa fábrica da Honda nos Estados Unidos, a nova joint venture não avançou qualquer informação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente