Faltam cerca de três anos para que se iniciem as vendas do primeiro automóvel elétrico resultante da joint venture estabelecida entre o especialista em eletrónica de consumo Sony e o construtor automóvel Honda.
A nova empresa Sony Honda Mobility aponta para começar a aceitar pré-reservas do seu modelo de estreia durante a primeira metade de 2025, mas só no ano seguinte dará início às primeiras entregas, inicialmente no Estados Unidos e depois no Japão.
Há também o objetivo de introduzir o modelo no mercado europeu, mas não foi ainda avançado qualquer plano nesse sentido.
Para a comercialização do seu primeiro automóvel, as duas marcas japonesas vão adotar um modelo totalmente online. A internet irá, aliás, ter um papel determinante no conceito do veículo, já que este estará equipado com um novo software desenvolvido pela Sony.
O sistema da gigante da eletrónica irá incluir serviços baseados em nuvem conectados a sistemas de entretenimento e pagamento, o que permitirá a cobrança mensal de serviços subscritos pelo utilizador.
Recorda os protótipos de automóveis elétricos já apresentados pela Sony
Também responsabilidade da Sony será o desenvolvimento e integração dos sensores e restante tecnologia que permitirá ao primeiro modelo da Sony Honda Mobility oferecer condução autónoma de nível 3 – em autoestrada o condutor pode conduzir sem observar a estrada ou manusear o volante, mas tem de estar pronto para retomar o controlo em caso de necessidade.
Sobre características técnicas (motor, bateria, autonomia…) do modelo que será construído numa fábrica da Honda nos Estados Unidos, a nova joint venture não avançou qualquer informação.