Mobilidade

Lightyear 0 torna-se primeiro veículo elétrico a energia solar em produção

Modelo que se presta a revolucionar a indústria automóvel é o primeiro do género a avançar para produção em série
Texto

Seis anos após a sua fundação, a Lightyear anunciou o início da produção do Lightyear 0, o primeiro automóvel elétrico movido a energia solar a avançar da fase de projeto para a distribuição. Modelo revolucionário será produzido a uma cadência de uma unidade por semana.

É nas instalações da Valmet Automotive, um dos parceiros do projeto, que se está a fazer história na indústria automóvel. Na unidade localizada na Finlândia começaram mesmo agora (início de dezembro) a ser produzidas as primeiras unidades do Lightyear 0, modelo que revelámos em junho passado.

Em nota de imprensa a Lightyear fez saber que a cadência de produção do seu primeiro automóvel elétrico alimentado a energia solar irá aumentar de forma gradual. Nesta fase de arranque vai ser produzido um exemplar semanalmente, aumentando o ritmo de fabrico a partir do primeiro trimestre de 2023.

Lightyear 0
Lightyear 0 entra em produção

Dotado de painéis solares curvos no tejadilho e uma bateria de pequena capacidade (60kWh), o Lightyear 0 deverá ter uma autonomia média de 625 km, podendo ir aos 695 km em dias mais solarengos.

De acordo com a empresa neerlandesa, num país com muito sol como Portugal, o proprietário de um Lightyear 0 que faça uma média de 35 km por dia poderá passar meses sem o ligar a um carregador elétrico. Recorde-se que o preço anunciado para o Lightyear 0 é de 250 mil euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente