Mobilidade

7 meses sem ser recarregado: descobre o veículo elétrico solar Lightyear 0

Veículo elétrico solar Lightyear 0 chega em novembro deste ano com autonomia de até 695 km graças aos painéis solares
Texto

Começou por ser um sonho, cresceu para um protótipo e agora chega às estradas. Foram seis anos de desenvolvimento para criar o Lightyear 0, um veículo elétrico solar que deverá começar a ser entregue já em novembro deste ano.

Provavelmente, este veículo elétrico não te é estranho. Afinal, muito se falou sobre este automóvel que começou por ser batizado como Lightyear 1 e que anunciava 725 km de autonomia. Com início de produção agendado para o outono, já se sabe tudo (ou quase tudo) que há para saber sobre um dos primeiros veículos elétricos solares a chegar ao mercado.

Ao contrário do referido inicialmente pela marca, este elétrico terá 625 km de autonomia, valor que poderá chegar aos 695 km em dias em que o sol brilha forte, graças aos duplos painéis solares curvos que cobrem cinco metros quadrados do tejadilho e do capot.

De acordo com a marca, uma pessoa que faça 35 km por dia, poderá ficar meses sem ligar o seu Lightyear 0 a um carregador elétrico. A empresa vai mais longe, salientando que em Portugal, um país soalheiro, pode ficar-se até sete meses sem recarregar a bateria.

Também é de destacar que este novo veículo elétrico solar tem quatro motores – um em cada roda – o que lhe permite uma elevada eficiência, consumindo 10,5 kWh por cada 100 km a uma velocidade de 110 km/h.

A sustentabilidade foi um guia na criação do Lightyear 0 e é especialmente no seu interior que se pode ver o cuidado da marca. Não foram utilizados produtos de origem animal no interior, sendo todos materiais vegan e de origem natural. Os bancos têm estofos de camurça de microfibras ecológicas e os detalhes foram feitos em rattan.

A produção arranca já no outono e deverão ser produzidos, no máximo, 946 unidades do veículo elétrico solar. O preço anunciado é de 250 mil euros.

A Lightyear aproveitou para anunciar também que já tem planos para o seu segundo veículo elétrico que deverá custar cerca de 30 mil euros e começará a ser produzido entre final de 2024 e início de 2025.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos