Mobilidade

Sistema de alerta de colisões para e-bikes torna estradas mais seguras

Sistema Streetlogic utiliza câmaras e inteligência artificial para identificar possíveis perigos e alertar ciclistas
Texto
Sistema Streetlogic
Sistema Streetlogic

A tecnologia é cada vez mais uma realidade no mundo da mobilidade e empresas a nível mundial testam sistemas de alerta e de assistência à condução, de forma a criar uma solução que facilite o dia a dia dos condutores e que torne as estradas mais seguras.

Mas, e se estes mecanismos de alertas não estivessem apenas presentes em veículos de quatro rodas e saltassem também para as bicicletas? É essa a proposta da Streetlogic, uma empresa americana que desenvolveu um sistema de assistência de condução pensado para bicicletas elétricas que consegue prever colisões frontais, traseiras e laterais.

O sistema batizado de Streetlogic Smart Alert System foi criado com o objetivo de ajudar os ciclistas a sentirem-se mais seguros, alertando-os para possíveis perigos que possam surgir à sua volta.

É composto por duas câmaras fisheye e uma unidade de processamento, apoiados por inteligência artificial que permite detetar e notificar os ciclistas em tempo real caso identifique algum perigo, como um carro que se aproxima em demasia. Todo o sistema está conectado a uma aplicação instalada no smartphone do utilizador por onde são enviados os alertas, que podem ser visuais ou sonoros.

As câmaras estão constantemente a filmar e garantem uma visão de 360 graus. Caso haja um acidente, o sistema identifica automaticamente e guarda as filmagens no telemóvel do utilizador.

O Streetlogic foi desenvolvido para bicicletas elétricas e fica conectado ao sistema energético de forma a estar sempre funcional, não sendo necessário trocar pilhas ou retirar para carregar na tomada. É à prova de água e funciona durante a noite.

Este assistente para bicicletas elétricas está disponível para pré-reserva no site da marca e, neste momento, custa cerca de 265 euros. Para que seja possível fazer a pré-reserva, é necessário fazer o pagamento de cerca de 26,5 euros. A Streetlogic espera conseguir entregar as primeiras unidades até ao final do próximo ano.

(Fotos: captura)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”