Mobilidade

PSP lança operação de apoio aos peregrinos de Fátima

Presença policial reforçada em vias urbanas para garantir a segurança de quem se desloca a pé ou de automóvel até Fátima
Texto
Peregrinação a Fátima (Foto: AP/Paulo Duarte)
Peregrinação a Fátima (Foto: AP/Paulo Duarte)

A partir de hoje, a PSP vai reforçar a presença policial nas vias rodoviárias urbanas para garantir a segurança dos peregrinos que se deslocam para Fátima para celebrar o dia das aparições de Nossa Senhora de Fátima a 13 de maio. A operação “Peregrinação a Fátima 2022” decorre até 15 de maio.

Em comunicado, a PSP refere que durante os próximos 10 dias irá assegurar ações de visibilidade policial e acompanhamento aos peregrinos para promover a “coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos”, pode ler-se em comunicado.

Durante este período, as vias onde circulam os peregrinos vão ser “especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel”.

A PSP deixa ainda alguns conselhos para condutores e peregrinos para garantir a segurança na estrada.

Aos condutores, recomenda que pratiquem uma condução defensiva, diminuam a velocidade de circulação nos centros urbanos e, caso visualizem um grupo de peregrinos ou um carro de apoio, reduzam a velocidade.

Já aos peregrinos, aconselha que, especialmente na circulação em contexto urbano, utilizem roupas claras e materiais retrorrefletores, circulem pelo passeio ou, na sua ausência, pelas bermas, caminhem no sentido contrário ao trânsito e sem ocupar faixas de rodagem e, em grupo, caminhem em fila única.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel