Mobilidade

Nunca deixes o carro parado durante muito tempo. Melhor mecânico de Espanha alerta para estragos muito caros

Nunca deixes o carro parado demasiado tempo. Especialista avisa: pode causar danos irreversíveis
Texto
Carros estacionados
Carros estacionados
Enche pneus do carro, colchões e ainda dá sinal de emergência: o dispositivo que todos deviam ter no carro

Estacionar parece uma ação simples, mas pode ter mais impacto no teu carro do que imaginas. Javier Sendín, eleito melhor mecânico de Espanha em 2023, alerta que deixar o veículo parado durante longos períodos pode ser prejudicial para componentes essenciais, como a suspensão e a bateria, chegando mesmo a provocar danos irreversíveis.

Em declarações ao site La Vanguardia, o especialista do atelier Cardiocar, em Salamanca, explica que os elementos de borracha da suspensão, como os silentblocks, ressecam ou deformam-se quando o carro permanece semanas na mesma posição. Já nas baterias, tanto nos carros a combustão como nos híbridos e elétricos, a falta de uso pode levar à descarga total. Nos elétricos, isso é especialmente crítico: “Se a carga cair abaixo dos valores mínimos, há risco de danos permanentes”, avisa Sendín.

O mecânico também recomenda usar sempre o travão de mão, mesmo em superfícies planas, para evitar tensões na caixa de velocidades ou movimentos inesperados. E deixa outro alerta: subir o carro sobre o passeio pode parecer inofensivo, mas causa deformações internas nos pneus e desalinhamentos que se refletem no consumo e na segurança.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai haver cortes de luz no domingo em várias zonas do país: eis os locais e os horários
Previsão de chuva forte deixa estes 7 distritos sob aviso. Estas são as horas de maior cuidado
Adeus à ansiedade de autonomia: o novo BYD pode fazer mais de 1000 km sem parar