Mobilidade

11 Dicas para andar na estrada em segurança este Natal e Ano Novo

A segurança ao volante nunca deve ser descurada, pelo que deixamos aqui 11 dicas a seguir para uma época festiva sem acidentes
Dicas para estar seguro na estrada
Dicas para estar seguro na estrada
PUB

A azáfama do Natal muitas vezes acaba por fazer com que as pessoas facilitem na estrada, não cumprindo algumas regras de segurança ou não mantendo bons hábitos. E, em muitas situações, são justamente estes pequenos momentos de distração que levam a situações mais complicadas.

Para alertar para a importância de manter a atenção na estrada, a GEM Motoring Assist compilou uma lista de pequenos detalhes, regras e hábitos de que nunca nos devemos esquecer.

PUB

A primeira dica lembra para não misturar o álcool com a condução. Se fores conduzir, não bebas e se beberes, não conduzas. Se necessário, agenda um táxi com antecedência para garantires que tens como voltar para casa.

PUB

Em segundo lugar, há o alerta para o cinto de segurança: usa-o sempre. Apesar dos sucessivos avisos de vários tipos e feitios, ainda há quem se “esqueça” de o usar.

As crianças também não foram esquecidas, já que normalmente são elas que ficam mais entusiasmadas com a época festiva. A excitação do momento pode levar a situações de perigo, por isso, a terceira dica lembra que é importante certificar que os mais novos estão sempre visíveis quando próximos da estrada e sempre corretamente sentados e com sinto quando dentro do carro.

PUB

Olha para as condições climatéricas e para o trânsito. Não ignores outros fatores que possam influenciar a viagem. Esta é a quarta dica.

Em quinto lugar, por favor, não abuses da velocidade. Não é por acelerares que vais necessariamente chegar mais cedo e em segurança.

O cansaço é indicado no sexto ponto, relembrando que nunca devemos iniciar uma viagem cansados, pois isso interfere com os tempos de reação. Se possível, partilha a condução com outra pessoa e faz intervalos para descansar. Com a medicação acontece o mesmo e é por isso que a encontramos na sétima dica. Se os medicamentos que tomas te deixam mais sonolento ou tonto, passa o volante a outra pessoa.

O ponto oito salienta a necessária manutenção do carro e o ponto nove lembra que é importante criar momentos de entretenimento no carro que não incluam diretamente o condutor para evitar a monotonia da viagem.

A décima dica recorda que as bicicletas são um presente muito comum e que, por vezes, as crianças com falta de experiência vão para a via pública. Atenção a elas para evitar acidentes.

PUB

Por último, na dica onze, a GEM fala dos telemóveis. Apesar de ainda haver quem agarre no telefone quando está atrás do volante, esta é uma ação a evitar ao máximo. O telemóvel rouba uma grande percentagem de atenção.

Não descures nenhum dos cuidados habituais, conduz apenas se necessário, com o máximo de atenção e tem um excelente Natal!

(Fotos: A. Luzhkovsky, H. Fangs e S. Wasfy/Unsplash e GEM Motoring Assist)

Continuar a ler
Home
Comprar um veículo elétrico em segunda mão. Prós e contras
Preço dos combustíveis com aumento na 2ª feira
Descobre como a resiliência fará parte das smartcity do futuro