Mobilidade

Scooter elétrica Silence com bateria amovível chega a Portugal

Em comum, todas as scooters estão equipadas com bateria amovível e podem ligar-se a uma aplicação para smartphone
Texto

Já chegou a Portugal a marca europeia de scooters elétricas Silence conhecida por modelos que se caracterizam por estarem equipadas com bateria amovível.

Criada em 2011 pelo empresário espanhol Carlos Sotelo com o propósito de conceber um veículo elétrico revolucionário em termos de infraestrutura e preço, a Silence lançou-se na produção logo em 2012, com o modelo S01, por intermédio da empresa espanhola Scutum SL que detém a patente.

A marca, entretanto, cresceu e, atualmente, disponibiliza três modelos para os clientes particulares: S01, S02 HS e S02 LS.

A S01 é uma scooter com capacidade para dois passageiros, com autonomia de até 133 km e um sistema de extração de bateria. O motor está instalado na roda traseira. Sob o seu assento, o espaço de armazenamento disponível permite guardar dois capacetes.

Equivalente a uma scooter com motor a combustão de 125 cc, a S01 tem uma potência de 7kW e pode atingir picos de 9 kW. Pode ser conduzida por titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, categoria B, assim como de categoria A, a partir dos 16 anos. É comercializada a partir de 5922 euros.

O modelo S02 HS (High Speed) é uma evolução da S01, em particular ao nível das prestações – atinge os 90 km/h de velocidade máxima, e a potência é debitada de forma instantânea. A autonomia tem um ligeiríssimo incremento, fixando-se nos 137 km. Custa 5693 euros.

Já a S02 LS (Low Speed), apresenta-se como a scooter com o preço mais competitivo – 3906 euros. É a menos potente das três (não vai além dos 45km/h de velocidade máxima), mas a que oferece maior autonomia – 149 Km – e tem função de marcha-atrás.

Todos os modelos estão equipados com bateria amovível com sistema de rodas articuladas, o qual permite que o condutor a remova e transporte facilmente, como se de uma mala do tipo trolley se tratasse. Desta forma a bateria pode ser levada para casa ou para o local de trabalho e aí ser recarregada numa ficha doméstica.

Outra característica comum aos três modelos Silencie é a possibilidade de serem conectados a uma aplicação para smartphone. Através desta, o utilizador tem acesso a várias informações, tai como verificar o estado da moto e da bateria, saber em tempo real onde está estacionada, ligar e desligar remotamente ou conhecer as estatísticas do CO2 que não foi emitido enquanto circulou.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente