Mobilidade

São João no Porto: condicionamentos no trânsito, descobre as alternativas

Dia de martelinhos, manjericos, fogo de artifício e muita festa, mas atenção aos condicionamentos para este São João
Texto
São João no Porto (Foto: Sipoonature)
São João no Porto (Foto: Sipoonature)

Hoje é dia da grande festa popular a norte, o São João no Porto, que regressa depois da paragem forçada devido à pandemia da Covid-19.

O epicentro da festa este ano não será nos Aliados devido às obras do Metro, mas a autarquia de Rui Moreira dividiu a festa pela Praça do Rossio, Largo Amor de Perdição (Cordoaria) e Praça da Casa da Música.

É nestes três locais que haverá palco e música. Mas é também em redor destes espaços e em toda a baixa da cidade, que encontrarás vias cortadas ao trânsito ou fortes constrangimentos à circulação e estacionamento automóvel.

Ponto alto do São João é o tradicional espetáculo pirotécnico agendado para a meia noite. Este ano o fogo de artifício não será lançado da ponte Luis I, devido às obras em curso, mas antes de plataformas flutuantes no Rio Douro. Toda a Ribeira estará condicionada e garante o teu lugar a pé… não terás outra forma.

A empreitada em curso na ponte Luis I, vai também condicionar a circulação, estando proibida a passagem no tabuleiro inferior e no tabuleiro superior, onde a passagem pedonal será cortada (até estarem garantidas condições de segurança).

Ponte Luis I (Foto: Unsplash)

Alternativa de transportes no São João do Porto

Carro o melhor é esquecer. Prepara-te bem porque circular nesta noite será muito difícil. Ainda assim foram criadas tarifas reduzidas nos parques estacionamentos periféricos, que facilitam a vida aos foliões.

O Metro do Porto irá reforçar a operação no âmbito destas festividades logo às 20 horas. Mas a partir das 23h45 não irá passar na ponte D. Luis (só reabre quando for possível), e estará condicionado na operação entre o Porto e Gaia. A alternativa pedonal entre margens será a Ponte do Infante.

Importante reforço está igualmente previsto por parte dos autocarros locais. A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai reforçar o serviço hoje todo o dia e até amanhã de manhã, sexta-feira, dia 24 de junho. É uma forma de garantir um “acesso rápido, seguro e cómodo” aos principais locais de animação da cidade, garante a STCP.

A má notícia? A CP – Comboios de Portugal, neste caso os comboios urbanos do Porto não vão funcionar hoje, na noite de São João, devido à greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI). Esta paralisação junta-se à já anunciada pela empresa para sexta-feira nos urbanos do Porto, ainda que estejam previstos alguns serviços mínimos, mas apenas para dia 24 de junho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos