Mobilidade

É um pássaro? É um avião? Não, é um eVTOL a bater recorde de voo!

EVTOL da AutoFlight, o Prosperity I fez o maior voo por uma aeronave do estilo, batendo assim o recorde
Texto

Quando surgiram, os eVTOL – aeronaves elétricas de movimento vertical – pareciam saídos de um qualquer filme futurístico e havia algum ceticismo sobre se seriam o futuro. Uns anos depois, continua-se a apostar nestes drones tripulados e batem-se recordes de voos.

Em fevereiro, o Prosperity I, o eVTOL da AutoFlight, uma empresa sediada em Xangai, fez aquele que é considerado o maior voo por este tipo de aeronaves.

eVTOL AutoFlight - AWAY
EVTOL Prosperity I bateu recorde de voo (foto: divulgação)

Às 15h05 de dia 23, o eVTOL Prosperity I da AutoFlight fez a descolagem na vertical e começou a voar num circuito pré-definido numa zona de teste. A aterragem ocorreu passado 1h38, depois de percorridos 250,3 km, a maior distância de sempre por uma aeronave elétrica de movimento vertical.

Pilotado de forma remota, o voo foi feito com a quarta geração da aeronave da AutoFlight.

Este recorde é mais do que um marco importante para a marca, é também relevante para todo o setor já que mostra que os eVTOL podem ser uma solução para a mobilidade sustentável do futuro.

O voo recorde valeu também à AutoFlight um contrato importante que vai levá-la até ao Médio Oriente. A empresa fez um acordo com a EVFLY, uma empresa de gestão de frotas de eVTOL, para a venda de 205 Prosperity I e Prosperity de carga.

eVTOL da AutoFlight - AWAY
AutoFlight vendeu 205 eVTOL (foto: divulgação)

Os primeiros dez eVTOL vão ser usados nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita. O serviço será depois lançado pela EVFLY noutros países da Ásia e em África.

O eVTOL da AutoFlight tem um design semelhante ao de um helicóptero convencional. Tem autonomia para cerca de 250 km e atinge a velocidade máxima de 200 km/h.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos