Mobilidade

VW está a planear construir uma nova fábrica dedicada a elétricos para fazer frente à Tesla

Construtor alemão quer produzir uma unidade a cada 10 horas, tempo semelhante ao que a Tesla irá necessitar para produzir o Model 3 na fábrica de Berlim
Fábrica Volkswagen em Dresden
Fábrica Volkswagen em Dresden
PUB

Sob a ameaça da elevada capacidade de produção que trará a nova fábrica da Tesla situada nos arredores de Berlim, a Volkswagen está a planear, também ela, construir uma nova unidade especificamente para a produção de modelos elétricos.

A nova fábrica não é ainda uma certeza, pois depende da aprovação do conselho de administração do construtor alemão, o que de acordo com rumores na indústria automóvel pode acontecer já no próximo mês. Se avançar, ficará situada perto da sua sede, em Wolfsburg, e será uma unidade de última geração, na qual será fabricado um novo modelo elétrico topo de gama com o nome de código “Trinity”.

PUB

Na sua nova unidade, a Volkswagen aponta para uma capacidade de fabrico de 250 mil automóveis por ano, com um tempo de produção de 10 a 12 horas por veículo, o que será semelhante ao tempo que a Tesla irá precisar para produzir cada um dos seus Model 3 na nova fábrica que está a construir em Gruenheide, perto de Berlim. Em comparação, a principal fábrica de automóveis elétricos da VW, em Zwickau, na região oriental da Alemanha, necessita de mais de 30 horas por veículo, ainda que esteja planeado reduzir esse tempo para 20 horas no próximo ano, de acordo com Herbert Diess, diretor executivo do grupo germânico.

PUB
PUB

Ao invés da construção de uma unidade totalmente nova e apenas dedicada a veículos elétricos, a alternativa poderia passar por fazer alterações na fábrica principal do grupo VW, em Wolfsburg. Contudo, essa adaptação iria limitar as possibilidades de alterações ao processo de fabrico, como explicou à imprensa o diretor da marca.

"É por isso que estamos a planear uma construção de raiz: eficiente e sem limitações por estruturas existentes. Desta forma, estamos a ganhar tempo e espaço para modernizar gradualmente a fábrica principal de uma forma abrangente e aumentar a produção na mesma” - afirmou Ralf Brandstaetter.

O mesmo responsável da marca alemã confirmou planos para a produção de um novo SUV de sete lugares na fábrica de Wolfsburg e, por volta de 2027, a adaptação de duas das quatro linhas de produção desta unidade para o fabrico de modelos elétricos.

Continuar a ler
Home
Cidades
Novas cidades no mundo fazem disparar investimentos
Mobilidade
Veículo elétrico: Stress ou anti-stress?
Evasão
Sugestão de viagem: os 10 castelos mais visitados