Mobilidade

Será que a Tesla anda a espiar-te através das câmaras dos carros?

Imagens recolhidas pelos veículos Tesla circulavam entre funcionários e muitas foram transformadas em memes
Texto
Tesla estacionado (foto: Godofredo A. Vásquez/AP)
Tesla estacionado (foto: Godofredo A. Vásquez/AP)

Sabias que os carros da Tesla filmam o ambiente em volta e, se permitires, essas imagens são partilhadas com a companhia para melhorar o sistema de autopiloto da marca? O problema é que parece que as imagens recolhidas acabaram a ser divulgadas. Elon Musk e a Tesla podem estar em maus lençóis.

De acordo com a Reuters, que entrevistou vários antigos funcionários da marca de automóveis elétricos, entre 2019 e 2022, vídeos e imagens capturadas pelas câmaras dos veículos elétricos da Tesla foram sendo partilhadas internamente no sistema de mensagens da empresa, muitas acabando por ser transformadas em memes.

Câmara no Tesla - AWAY
Câmaras nos Tesla recolhem imagens (foto: Kehn Hermano/Pexels)

Apesar de não ter divulgado nenhum deste conteúdo, a Reuters salienta que algumas das imagens tinham clientes Tesla em situações embaraçosas, como a aproximarem-se, sem roupa, dos veículos, e até imagens de atropelamentos e acidentes em que os carros tinham estado envolvidos. Também surgiam imagens de cães e de crianças.

Algumas das gravações e capturas pareciam ter sido feitas enquanto os veículos estavam estacionados e desligados, algo que era possível mediante a autorização do dono, mas que a Tesla deixou de fazer há vários anos.

No seu Aviso de Privacidade do Cliente, a Tesla salienta que se o cliente aceitar a partilha de dados, estes vão ser analisados pela empresa. É também referido que estes dados podem ser pequenos vídeos ou imagens e que a partilha é anónima. No entanto, todos os conteúdos têm associada uma localização.

Tesla em carregamento - AWAY
Carros Tesla recolhiam imagens mesmo estacionados (foto: Jeff Chiu/AP)

Todas estas imagens foram recolhidas para desenvolver o sistema de autopiloto da Tesla. Desde 2016 que a empresa emprega várias pessoas encarregues de rotular as imagens para ajudar os veículos a identificar peões, sinais de estrada portas de garagem, entre outros.

A Tesla tem estado a automatizar o processo, mas tem sido sempre necessária a intervenção humana. Os funcionários tinham acesso às gravações recolhidas pelos veículos Tesla já na estrada, passando depois a etiquetá-las. Algumas acabavam a ser partilhadas. 

Recolha de imagens já está a causar problemas legais para a Tesla

Depois de a Reuters ter avançado com a notícia, o dono de um veículo elétrico Tesla, na Califórnia, nos Estados Unidos, entrou com um processo judicial a acusar a empresa de violar a privacidade dos seus clientes. Esta ação pode vir a tornar-se coletiva e incluir outros indivíduos que possuam ou tenham alugado um veículo da marca americana de Elon Musk.

Em fevereiro deste ano, a Autoridade de Proteção de Dados neerlandesa (DPA) divulgou que tinha terminado uma investigação em relação a uma possível violação devido ao “Sentry Mode” dos Tesla que gravam imagem quando há atividade suspeita quando o veículo está estacionado.

No final, a DPA acabou por não multar a Tesla depois desta ter feito algumas alterações no sistema para que as pessoas sejam alertadas que estão a ser filmadas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos