Mobilidade

Transportar um cão à solta no carro pode ser considerado uma infração grave

Evita multas e acidentes: é isto que deves fazer para levares o teu cão de viagem
Texto
Águas de garrafa esquecidas no carro: um risco de que poucos têm noção

Levar os companheiros de quatro patas numa viagem de carro pode ser uma aventura cheia de momentos felizes. Mas para correr bem, e sem multas, é preciso cumprir algumas regras e preparar tudo com antecedência.

De acordo com o Decreto de Lei nº315/2003 os animais são considerados "carga" quando viajam no carro. Isso significa que devem estar bem acondicionados, de forma a não distrair o condutor nem interferir na condução. Se forem soltos e causarem algum problema, a multa pode ir dos 60 euros aos 600 euros.

Seja em escapadinhas de fim de semana ou nas férias grandes, garante sempre que o teu companheiro viaja de forma segura. O Código da Estrada exige contenção adequada, por isso escolhe um dos métodos aceites:

  • Transportadora (ideal para gatos e cães pequenos ou médios): deve estar bem presa no carro, de preferência no chão dos bancos traseiros.
  • Cinto de segurança com arnês: para cães médios ou grandes. Prende-se à fivela do cinto e impede que o cão se mova livremente.
  • Grelha divisória: boa opção para cães maiores que vão na bagageira (em SUVs ou carrinhas), impedindo que cheguem à zona do condutor.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai haver novos cortes de luz no domingo em várias zonas do país: eis os locais e os horários
Chuva intensa e rajadas de vento fortes. Aviso vai agravar-se a partir desta hora
Como é que os espaços verdes influenciam o seu bem-estar? Cientistas portugueses procuram respostas