Mobilidade

Portugal exporta tecnologia inovadora de pagamento digital de transportes

Parceria entre Mastercard e startup portuguesa Ubirider centra-se na criação de soluções de pagamento e emissão de bilhetes digitais
Texto
Autocarro da Carris (Foto: AWAY/ DR)
Autocarro da Carris (Foto: AWAY/ DR)

A empresa especializada em sistemas de pagamentos Mastercard e a startup portuguesa Ubirider, estabeleceram um acordo para o fornecimento conjunto de soluções digitais inovadoras de pagamento e emissão de bilhetes para agências e operadores de transportes públicos.

A parceria de âmbito global vai permitir às duas empresas expandir o sucesso inicial dos produtos em Portugal, para simplificar o acesso e o pagamento de serviços de mobilidade, nomeadamente a plataforma Pick, desenvolvida pela Ubirider.

Pagamento de transportes públicos - AWAY
Pagamento e utilização de transportes públicos (Foto: AWAY/ DR)

Esta plataforma de mobilidade como serviço (MaaS), compreende aplicações móveis, software cloud e portais web e incorpora tecnologias de pagamento de última geração que trazem mais conveniência e simplicidade aos utilizadores. Já as vantagens para os operadores traduzem-se em eficiência, qualidade de serviço e redução de custos.

Através de um ambiente digital integrado, a plataforma Pick permite combinar uma série de funções, como a gestão de horários, de motoristas, de serviços oferecidos e de informações ao público; a emissão de bilhetes através de diferentes canais; os pagamentos recebidos; e a emissão de faturas.

Parceria Mastercard/ Ubirider - AWAY
Pagamento com Mastercard e tecnologia Ubirider (Foto: DR/ AWAY)

Concretamente ao nível da gestão de pagamentos, a Pick permite aos passageiros comprar viagens que envolvam diferentes serviços de mobilidade (multimodal), através de pagamento agregado que é imediatamente distribuído pelos operadores envolvidos.

Esta parceria agora estabelecida entre a Ubirider e a Mastercard segue-se a outros projetos em que as duas empresas já estiveram envolvidas, como o sistema de pagamento contactless implementado nos comboios da Fertagus que experimentámos em primeira mão em setembro de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos