Mobilidade

7 coisas que tens de saber sobre a mobilidade elétrica (e não só) para 2023

Apoios à aquisição e carregamento de veículos elétricos, mas aumentos e mais despesas para circular na estrada
Texto

O que é que podes esperar em termos de mobilidade para 2023? Vão continuar a existir alguns apoios, mas prepara-te que em 2023 a mobilidade elétrica (mas não só) é também alvo de fortes aumentos e nem todos são (apenas) por culpa da inflação. A AWAY esteve no programa de informação Esta Manhã da TVI e faz-te um resumo das principais medidas (vídeo acima).

Em 2023 irá manter-se o incentivo à compra de veículos elétricos e de veículos de mobilidade suave (que possibilitem deslocamentos urbanos de forma ecológica e sem emissões).

Há mexidas nos valores de carregamento dos carros elétricos (desce a tarifa dos comercializadores, mas o Governo reduz o apoio ao carregamento). E não devem parar os aumentos no preço dos combustíveis para carros a combustão ao que acresce para todos aumentos em seguros, portagens e inspeções.

cidade com carros - away
Há vários incentivos à mobilidade elétrica (foto: Kehn H./Pexels)

Governo reduz apoio ao carregamento de carros elétricos

Passa de 0,2614 euros (2022) para 0,1902 (2023), o que reduz o apoio em 37,4 por cento. Este apoio, dado através do Fundo Ambiental, é um desconto ao custo de cada carregamento realizado na rede de mobilidade elétrica nacional.

Esta medida tem um impacto sobre a anunciada redução dos preços das tarifas aplicadas pelos comercializadores que descem cerca de 12%, que significa um efeito adicional previsível de -11 cêntimos por 100 km.

Ou seja, as tarifas dos comercializadores descem, mas como o governo baixa o valor do apoio, o consumidor pode não sentir esse efeito de descida.

Incentivos para carros elétricos

O governo irá manter o programa de apoio à aquisição de veículos zero emissões em 2023.

Isto é válido para carro, moto elétrica, bicicletas (elétricas ou não) e outros ciclomotores. A 2 de janeiro ainda não se sabe os valores a atribuir para 2023, mas o ano passado o valor total destes apoios ficou ligeiramente abaixo dos 10 milhões de euros.

Aqui uma nota para o apoio aos carregadores em condomínios, que poderá permitir um “boom” em 2023. Basta que os condóminos se organizem

incentivo carro elétrico - Away
Bicicleta elétrica Reevo (foto: divulgação)

Incentivo para as empresas

Uma das grandes novidades para 2023 é o incentivo à mobilidade sustentável para as empresas com novas regras na tributação.

Assim uma empresa que decida adquirir frotas com veículos elétricos, plug-in, híbridos ou gás natural, terá uma diminuição na tributação.

Se o preço do veículo 100% elétrico for igual ou superior a 62.500 euros, haverá ainda a aplicação de uma taxa de tributação autónoma de 10%

toyota proace - away
Toyota Proace City Verso elétrico (foto: divulgação)

Aumentos generalizados

O preço dos combustíveis tem vindo a descer nas ultimas semanas (esta semana não é o caso), mas é preciso recordar que existem alguns balões de oxigénio que podem terminar.

O desconto aplicado no ISP, para compensar o IVA, já teve mexidas em dezembro e irá ter uma nova revisão no final da primeira semana do ano. É previsível que o Governo volte a reduzir o apoio.

O governo também já anunciou esta semana que a taxa de carbono irá ser progressivamente reintroduzida (está suspensa), embora não seja expectável que o faça todo de uma vez.

Se somarmos estes apoios existe um apoio entre 20 a 30 cêntimos que é muito provável que nos primeiros meses possa cair e refletir-se no preço dos combustíveis.

aumento gasolina - away
Aumento nos combustíveis (fotomontagem AWAY)

Portagens para 2023

Aqui começou por falar-se em aumento de 10%, depois de 5% e finalmente foi limitado a um aumento de 4,9% pelo Governo.

Na ponte 25 de Abril um ligeiro irá passar a pagar 2 euros, mais 10 cêntimos e na Vasco da Gama o cenário é ainda pior com a passagem para 3,05 euro (mais 15 cêntimos).

Para teres uma ideia a portagem de Lisboa para o Algarve subiu mais 1,10 euros!

portagens - away
Portagens (foto: AWAY)

Aumento nos seguros e Inspeção Periódica

Os seguros deverão aumentar em linha com a inflação e os valores de Inspeção periódica já foram anunciados com aumento de 7,5% face a 2022.

É apertar o cinto e andar mais devagar, utilizando sempre que possível os transportes públicos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal