Mobilidade

Huawei lança SUV elétrico com 1100 km de autonomia para desafiar Tesla Model Y

O novo Huawei Aito M5 é um elétrico com extensor a gasolina que lhe dá autonomia para 1100 quilómetros. Para já, apenas para asiáticos
Texto

A Huawei deu a conhecer, no final do ano passado, o Aito M5, o seu novo SUV elétrico com extensor a gasolina de 1,5 litros. O novo modelo foi projetado tecnologicamente pela Huawei mas é na verdade produzido pelo braço chinês do construtor Seres (que também produz em solo americano para outras marcas).

A comercialização do Aito M5 arrancou no passado sábado (dia 05 de março), para já apenas na China, três meses após a revelação internacional. Este início de vendas representa o primeiro passo oficial no mundo da mobilidade eletrificada para o gigante tecnológico oriental. 

O Aito M5 é o primeiro modelo da série Aito e foi apresentado, de acordo com o comunicado da marca, como sendo um concorrente direto do Tesla Model Y. É também o primeiro veículo a incluir o ecossistema HarmonyOS, da Huawei.

Esta nova proposta da Huawei surge com três versões, a standard, com tração só nas rodas traseiras, a performance, com tração nas quatro rodas e a topo de gama.

As três versões incluem o extensor de 1,5 litros a gasolina que, apesar de não funcionar como um motor, gera energia quando a bateria está descarregada, permitindo aumentar a autonomia.

Para além disso, a potência do motor varia de versão para versão. A standard apresenta um motor de 200 kW, a performance tem um motor frontal de 165 kW e um traseiro de 150 kW. Já a versão topo de gama tem um motor frontal de 165 kW e um traseiro de 200 kW o que lhe permite ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

A autonomia é um dos pontos mais altos do veículo da Huawei: este pode fazer até 1100 quilómetros graças à bateria de 40 kWh e ao extensor a gasolina.

Outro dos grandes destaques do SUV Aito M5 é o cockpit inteligente com o sistema HarmonyOS, da Huawei, que permite a conexão com vários aparelhos inteligentes, criando um ecossistema que liga casa e automóvel.

Não fosse um automóvel de uma marca tecnológica, há algumas funcionalidades que vão, com toda a certeza, atrair os mais apaixonados pela inovação. É possível abrir o carro com alguns dos smartwatches da marca, tem reconhecimento facial 3D e faz login automática do Huawei ID.

Na China, os preços do Aito M5 variam entre os 36,4 mil euros e os 46,6 mil euros. Em relação ao lançamento em Portugal, ou até mesmo para a Europa, ainda não foi anunciada qualquer data

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel