O Mundial de Futebol no Qatar quer ter uma pegada neutra em carbono. Sendo os transportes de equipas e staff um dos grandes causadores de poluição num evento desta dimensão, há uma marca automóvel a contribuir para aquele objetivo: a Hyundai.
O construtor coreano é um dos patrocinadores da maior competição de futebol a nível global, mas o seu envolvimento não se fica pela colocação de publicidade nos estádios. A Hyundai vai também fornecer uma frota de 236 veículos de baixas emissões que servirão para transportar todos os intervenientes.
Os ligeiros de passageiros e autocarros que a Hyundai irá disponibilizar para o torneio que arranca a 20 de novembro vão cobrir 50 por cento das necessidades de transporte de pessoas. Esta é, pois, a primeira vez na história da competição em que são usados veículos de baixas emissões a esta escala.
No total, a Hyundai irá colocar 616 veículos ao serviço do mundial do Qatar, sendo que destes 226 serão ligeiros de passageiros do tipo híbridos e elétricos. O construtor coreano colocará ainda em circulação dez autocarros elétricos Elec City.
Entre os modelos disponibilizados pela Hyundai contam-se o IONIQ 5, o Tucson e o Kauai (estes últimos na versão híbrida), para além de outros não comercializados em Portugal. São exemplo dois modelos da Genesis, marca premium do grupo, que servirão para o transporte de VIP’s.
Para além do fornecimento de veículos, a Hyunday lançou uma campanha no âmbito do mundial do Qatar que visa promover a neutralidade de carbono entre os adeptos da competição e do futebol em geral.
A campanha “Goal of the Century” tem como slogan “A United World for sustainability” (um mundo unido pela sustentabilidade) e conta os embaixadores BTS e Steven Gerrard.
O vídeo acima mostra a música especialmente criada pelo famoso grupo de K-Pop, onde aparecem o antigo internacional inglês e alguns modelos elétricos da Hyundai.