Mobilidade

Este novo microcarro elétrico urbano estica e encolhe como os Transformers

Nova proposta elétrica de mobilidade urbana da City Transformer adapta largura para ser mais fácil conduzir e estacionar
Texto

As cidades foram feitas para pessoas, não para carros. É com esta máxima que a City Transformer desenvolveu um quadriciclo elétrico que mais do que ser pequenino, tem a capacidade de se transformar, ficando mais estreito ou mais largo conforme a necessidade assim o pede.

Inovador, o microcarro elétrico CT-1 de dois lugares foi pensado para ser o mais conveniente possível nas grandes cidades do mundo. Isso implica ser fácil de estacionar, mas também dar segurança na estrada. Tudo isto enquanto garante a menor pegada ambiental possível.

Microcarro elétrico City Transformer - AWAY
Proposta elétrica pensada para ambiente urbano (foto: divulgação)

Apresentado como um quadriciclo inteligente, tem a particularidade de transformar o seu tamanho e comportamento durante a condução para adaptar-se aos desafios das cidades. Isto traduz-se em dois modos, o city e o performance.

No primeiro, o city mode, o CT-1 encolhe, ficando com apenas um metro de largura, um tamanho que facilita a deslocação no trânsito e o estacionamento. Num lugar de estacionamento normal, em vez de apenas um, cabem até quatro CT-1, explica o fabricante.

No performance mode, o pequeno elétrico expande, passando a ter 1,40 metros de largura, garantindo assim uma condução semelhante à de um automóvel, mais confortável e estável.

De acordo com a City Transformer, por ser pequeno, usa menos 90% das peças de um veículo com motor de combustão interna e menos 50% do que um automóvel elétrico.

Verdade que tem o tamanho de um microcarro, mas apresenta velocidades ligeiramente superiores, atingindo 90 km/h graças aos dois motores elétricos de 7,5 kW. Vai dos zero aos 50 km/h em cinco segundos.

Microcarro elétrico City Transformer - AWAY
Microcarro em city mode e em performance mode (foto: divulgação)

A autonomia foi pensada para o espaço urbano, sendo que faz até 180 km com apenas um carregamento. Em menos de uma hora, com um carregador DC, fica pronto a fazer-se de novo à estrada com a bateria cheia.

No site fica o alerta: as especificações apresentadas são para referência e poderão variar conforme o modelo, o país e a data de entrega.

Neste momento, está disponível em pré-venda mediante o pagamento de 150 euros e as entregas só deverão começar na segunda metade de 2024. O preço final é de 14 mil euros, valor que irá subir para 16 mil euros em final de fevereiro (não inclui impostos). O microcarro elétrico da City Transformer está disponível em quatro cores, branco, cinzento, azul e vermelho, sendo que as portas são sempre pretas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos