Mobilidade

Veículo comercial elétrico de 16 toneladas Volta Zero está pronto para produção

A empresa sueca Volta Trucks revelou o design final da sua proposta de veículo comercial elétrico para as operações logísticas no interior das cidades
Texto
Volta Truck elétrico
Volta Truck elétrico

O construtor especializado na produção de veículos comerciais elétricos Volta Trucks acaba de revelar as linhas finais do Volta Zero, o seu camião de 16 toneladas totalmente elétrico, pensado para serviços logísticos nas cidades.

Pode dizer-se que o Volta Zero está agora pronto para entrar em produção, o que deverá acontecer no final do próximo ano, depois de conhecido o design final criado pelos britânicos da Astheimer Design. Em boa parte semelhante à versão protótipo, o desenho final confirma a cabina de linhas inovadoras e o ambiente premium para o condutor, o qual fica colocado numa posição baixa e central, para assim ter uma melhor visibilidade sobre os elementos que o rodeiam, o que traz naturais benefícios ao nível da segurança.

O vídeo de lançamento oficial, antes das definições finais agora reveladas:

Já os painéis de carroçaria foram redesenhados. Foi removida a barra de luz frontal horizontal e substituída a ligação diagonal entre a cabina e a caixa de carga por uma linha vertical, com o objetivo de melhorar a eficiência da construção.

No interior, a versão final do Volta Zero apenas vê alterada a paleta de cores e os materiais de revestimento, nomeadamente no tablier, onde o couro de cor clara deu lugar a um tom carvão, mais prático e resistente à sujidade, e no piso, onde a madeira de teca foi substituída por um revestimento em borracha mais robusto.

A versão final agora revelada:

“Quando o Volta Zero foi revelado em Setembro de 2020, houve quem pensasse que o seu design revolucionário era apenas para exibição, e que nunca poderia ser levado a produção”, afirmou, em comunicado, Ian Collins, diretor de produto da Volta Trucks.

As primeiras 25 unidades de teste deverão ser produzidas ainda este ano, seguindo-se então uma fase de ensaios, conduzidos pelos engenheiros da Volta Trucks, a acontecer no início do próximo ano.

Para além da versão de 16 toneladas, o Volta Zero terá no futuro as variantes de 7,5 t, 12 t e 18 t.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal