O roubo de motas tem vindo a aumentar em várias cidades europeias, e Espanha não é exceção. Segundo dados divulgados pelo site El Motor, só em 2024 desapareceram mais de 33 mil motas e veículos no país, com uma média alarmante: uma mota roubada a cada oito minutos. Mas, por vezes, um simples gesto pode fazer toda a diferença.
Foi o que aconteceu com a conhecida motoviajante britânica Itchy Boots, que viu a sua Yamaha Ténéré ser roubada durante a noite, em Swansea, no País de Gales. Apesar de ter dois sistemas de bloqueio, a mota foi levada do parque de estacionamento do hotel onde estava hospedada. No entanto, um pequeno detalhe acabou por mudar tudo.
A motociclista tinha escondido um AirTag da Apple na mota — um localizador do tamanho de uma moeda, que se liga a dispositivos Apple através de Bluetooth. Assim que recebeu uma notificação de movimento no telemóvel, conseguiu seguir a localização exata e recuperar a mota poucos minutos depois, com apenas danos ligeiros.
O AirTag custa cerca de 30 euros, não requer subscrições mensais e tem autonomia de quase um ano. Pode ser escondido em qualquer parte da mota e funciona através da aplicação Find My. Este caso mostrou como um simples acessório pode fazer toda a diferença quando se trata de segurança.
*Alguns dos produtos mencionados neste artigo foram selecionados de forma independente pela nossa equipa editorial. Se realizar uma compra através dos links incluídos podemos receber uma comissão. Esta parceria ajuda-nos a continuar a oferecer conteúdos de qualidade.