Mobilidade

Cupra mostra o elétrico UrbanRebel Concept antecipando 2025

Um modelo urbano da Cupra ainda em formato conceptual abre caminho para o que será o futuro compacto totalmente elétrico da marca
PUB

A Cupra revelou um protótipo que pretende ser a “interpretação radical do futuro automóvel urbano totalmente elétrico da marca”.

O Cupra UrbanRebel Concept parece saído de um videojogo e não é por acaso. O conceito de gaming é mesmo a inspiração que está por detrás do seu design arrojado e agressivo, como confirma Jorge Diez, Diretor de Design da Cupra.

PUB

 

“O UrbanRebel Concept injeta uma estética de gamificação ao carro de competição, projetando uma interpretação radical do automóvel urbano elétrico da empresa. Cada linha contornada no desenho é trazida à vida por uma pintura que utiliza partículas cinéticas para adicionar movimento à superfície, à medida que a luz se desloca através dela”.

PUB

Com esta proposta, a Cupra pretende levantar um pouco o véu sobre como será a linguagem de design do veículo compacto elétrico que se prepara para lançar em 2025. E como até lá ainda faltam alguns anos, optou por uma abordagem mais radical, apelando também ao seu ADN de marca voltada para a competição. O modelo definitivo será, naturalmente, muito diferente deste, embora a Cupra pretenda manter-se fiel ao espírito de marca desafiadora, não convencional.

PUB

Dificilmente veremos a maioria dos elementos estéticos que marcam o UrbanRebel Concept presentes na versão de estrada. Até mesmo o novo formato triangular dos faróis. Será para ficar? Não o sabemos ainda. Certo é que a construção de um modelo citadino com motorização elétrica é uma forte aposta da Cupra e do Grupo Volkswagen.

De acordo com Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, está estabelecido o objetivo de produzir mais de 500 mil unidades por ano de um veículo com estas características para as diferentes marcas do grupo, a partir da fábrica de Martorell. “O carro urbano elétrico democratizará e tornará a mobilidade elétrica acessível às massas”, sublinha Griffiths.

Para já a Cupra brinda-nos com este protótipo de aparência agressiva, apesar das suas dimensões compactas: 4080 mm de comprimento, 1795 mm de largura e 1444 mm de altura. O apelo à mobilidade sustentável surge por intermédio da motorização elétrica alimentada por uma bateria de 250 kW de potência contínua e até 320 kW no seu pico. A aceleração dos 0 aos 100 km/h fez-se em apenas 3,2 segundos.

PUB
Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: Back to the future com Porsche Taycan e DeLorean
Mobilidade
Vídeo: Famel regressa com mota elétrica
Sustentabilidade
Google Maps irá indicar rotas amigas do ambiente para evitar emissões de CO2