Mobilidade

Fortíssimo investimento vai colocar Kia e Hyundai 100% conectados até 2025

Grupo coreano vai investir numa nova estratégia global para transformar todos os seus modelos em SDV
Texto
Hyundai vai apostar nos SDV
Hyundai vai apostar nos SDV

Sabes o que são SDV, sigla para Software Defined Vehicles (Veículos Definidos por Software)? São veículos que gerem as suas operações e acrescentam e permitem nova funcionalidades através de software. Até 2025, é assim que o grupo Hyundai pretende que sejam todos os seus modelos.

Os SDV são considerados a próxima evolução da indústria automóvel, o que levou o Hyundai Motor Group, que engloba as marcas Hyundai e Kia, a anunciar uma nova estratégia global para transformar todos os seus modelos em SDV. Uma medida que vai implicar um forte investimento.

Interior do Kia EV9 Concept - AWAY
Interior do Kia EV9 Concept

O grupo industrial coreano vai apostar forte no desenvolvimento de tecnologias de hardware e software e em melhorar e incorporar as capacidades da tecnologia de mobilidade. Até 2030, planeia investir mais de 13 milhões de euros em recursos, incluindo a criação de um novo Centro Global de Software.

O objetivo é dar aos clientes “a liberdade de atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus veículos em qualquer altura e em qualquer lugar”, esclarece em comunicado. E não apenas os elétricos. Também os equipados com motor de combustão.

Hyundai robotáxi - AWAY
Hyundai robotáxi

O Hyundai Motor Group pretende que, a partir de 2023, todos os modelos que lançar estejam equipados para receber atualizações remotas (OTA) de software, permitindo aos clientes manterem os seus veículos atualizados. Tal aplica-se a várias funções, incluindo a segurança, a comodidade, a conectividade e o desempenho.

O grupo acredita que, ao poderem ser atualizados constantemente, os veículos sofrem um aumento correspondente no seu valor residual, pelo que as vantagens das atualizações remotas se prolongam no tempo.

As previsões do conglomerado coreano apontam para que 20 milhões de veículos estejam registados no serviço de automóveis conectados em todo o mundo até 2025.

Para além de poderem oferecer serviços personalizados aos clientes, tais como subscrições de software, o grupo Hyundai sublinha que os SDV irão fornecer dados para que seja estabelecida uma rede com futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos, Mobilidade Aérea Avançada, robotáxis e robôs.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias