Mobilidade

Hyundai revela muscle car com design retro e motor a hidrogénio

Com o N Vision 74, a Hyundai pretende abrir caminho para o que será o futuro eletrificado da linha N, a sua divisão desportiva
Texto

A Hyundai chama de laboratório móvel ao seu novo protótipo de alto desempenho com tecnologia fuel cell, o N Vision 74. Tão futurista quanto “retro”, o novo concept serve, essencialmente, para desenvolver e testar soluções que poderão vir a ser aplicadas em futuros modelos da linha N, a divisão desportiva da marca. No vídeo de abertura é ainda possível ver outra criação da marca, um superdesportivo elétrico denominado RN22e, mas esse fica para outra história.

Se és "geek automóvel" o design do N Vision 74 até te pode parece familiar e não será por acaso. Parte do seu nome, aliás, revela a fonte de inspiração, ou melhor, o ano em que foi criada. Falamos do concept do Hyundai Pony Coupe, criado em 1974 pelo reconhecido designer automóvel Giorgetto Giugiaro.

O modelo de 1974 nunca chegou a ser produzido e o mesmo deverá acontecer com este N Vision 74, que a Hyundai deu agora a conhecer. A ambição deste concept é abrir caminho para o que será o futuro eletrificado da linha N, alinhado com o objetivo da própria Hyundai em tornar-se numa marca com zero emissões.

De linhas esculpidas e com um pilar central bem largo (como acontecia com o modelo de 1974) o novo protótipo caracteriza-se pela mescla entre o passado e o futuro, como é exemplo a adoção da iluminação Parametric Pixel, que tem sido adotada nos modelos Ioniq, uma espécie de submarca da Hyundai para os seus veículos elétricos.

Mais do que um automóvel elétrico, o N Vision 74 explora uma solução híbrida que combina a entrega de energia elétrica a partir de baterias com as pilhas de combustível alimentadas a hidrogénio. A Hyundai diz que este é o sistema fuel cell de hidrogénio mais avançado que alguma vez criou.

Para o protótipo que agora revela, o construtor coreano garante uma eficiência de refrigeração melhorada, já que as duas fontes de energia (elétrica e fuel cell) podem ser utilizadas de forma alternada, em função das diferentes condições de condução.

O Hyundai N Vision 74 possui motorização elétrica com 500 kW e bateria com 62,4 kWh de capacidade, sendo alimentado por um tanque de hidrogénio com 4,2 Kg de capacidade, capaz de reabastecer em apenas 5 minutos.

Para os entusiastas, diga-se ainda, é capaz de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. E o mais importante disto tudo? É que a marca indica uma autonomia superior a 600 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal