Mobilidade

Hyperion revela hipercarro a hidrogénio com 1635 km de autonomia

A produção do Hyperion XP-1 deverá ser limitada a 300 unidades, mas ainda não foram divulgados preços
Texto

Hidrogénio em superdesportivos parece ser uma nova tendência. Este Hyperion XP-1 é um hipercarro que é um bom exemplo disso e apresenta como cartão de visita uma autonomia impressionante a rondar 1600 km.

Revelado como protótipo em Las Vegas e apresentado meses depois no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, o Hyperion XP-1 foi desenvolvido com apoio da NASA e tem uma produção estimada de 300 unidades, mas ainda é desconhecida a data ou preço de venda ao público.

Hyperion XP-1 - AWAY
Hipercarro a hidrogénio Hyperion XP-1 (foto: divulgação)

O que já se sabe é a potência anunciada que deverá rondar os 1500 kW ou 2000 cavalos, autonomia estimada de 1635 quilómetros e menos de cinco minutos para abastecer completamente os tanques de hidrogénio.

O XP-1 utiliza tecnologia fuel cell, com supercondensadores no lugar de baterias, quatro motores elétricos independentes a atuar sob cada roda (assegurando tração integral permanente).

O hipercarro Hyperion XP-1, tem painéis solares embutidos e é produzido em materiais ultra-leves conseguindo um peso pouco superior a 1000 kg graças à utilização de elementos em carbono, titânio e ligas de alumínio.

Hyperion XP-1 - AWAY
Hyperion XP-1 deverá ter autonomia superior a 1600 km

Com baixo peso, elevada potência e ultra eficiência a startup da Califórnia anuncia ainda que o XP-1 será capaz de efetuar um arranque dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,2 segundos e poderá superar os 350 km/h de velocidade máxima.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal