Mobilidade

Alpine revela Alpenglow um superdesportivo sustentável movido a hidrogénio

O radical Alpenglow adota uma solução de propulsão híbrida, em que o motor a combustão usa hidrogénio em vez de gasolina
Texto

Alpenglow é nome do novo automóvel que a Alpine diz ser mais do que um concept car,que abre caminho para os seus próximos modelos e para novas abordagens sustentáveis, incluindo a energia do hidrogénio.

A marca francesa descreve o Alpenglow como o ponto de partida para todos os futuros desenhos, tecnologias e inovações. Ao mesmo tempo, esta proposta de estilo radical reforça a sua “promessa de trazer um futuro em que as emissões sejam limpas e o prazer de condução tão real como sempre”, nas palavras de Laurent Rossi, CEO da Alpine.

Tem ares de automóvel de competição (até porque só tem lugar para o condutor), embora pudesse fazer parte de um filme de ficção científica, tal é o arrojo e o aerodinamismo que evocam as suas linhas. Mas sobre a estética não nos vamos alongar. O melhor mesmo é veres as fotos e vídeo que aqui partilhamos.

Concept Car Alpine Alpenglow - AWAY
Concept car Alpine Alpenglow

O mais importante a destacar é o facto deste protótipo usar hidrogénio verde, uma das soluções que a Alpine está a considerar para uma mobilidade sustentável.

O construtor não se alonga nos detalhes sobre a solução mecânica aplicada neste concept, mas fica claro que usa uma solução híbrida de motor térmico alimentado a hidrogénio, solução que está também a ser desenvolvida em conjunto pela Toyota e pela Yamaha.

Em vez de gasolina, o Alpenglow armazena hidrogénio em dois tanques em forma de gota de água pressurizados a 700 bar, o que lhe permite emitir pouco mais do que vapor de água no processo de combustão.

Também no domínio da mobilidade sustentável, importa frisar que o novo concept car da Alpine usa carbono reciclado na sua carroçaria, material que a marca francesa diz ir incorporar em futuros modelos de estrada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano