Sete lugares. Se achas que não precisas... experimenta andar uns dias com um carro com três filas de bancos ou seja 7 lugares. Rapidamente ganhas amigos! Pois bem a Dacia tem no Jogger justamente uma oferta para esse segmento e agora acrescenta o modo híbrido, mais ecológico.
O novo Dacia Jogger Hybrid 140, conforme o próprio nome indica é um veículo híbrido. Neste caso significa que tem uma motorização 1,6 litros a gasolina acoplada a dois motores elétricos, que, no conjunto revela 140 cavalos. Parte menos boa ainda emite 108 g/km de CO2.
Não é um mundo perfeito se olhar para a direita e vir o irmão mais novo Spring a puxar dos galões 100% elétricos, mas é um mundo com alguma racionalidade para quem necessita (ainda assim) de fazer muitos quilómetros e levar sogra, gato e periquito.
O Jogger Hybrid conduz-se de forma totalmente normal como qualquer outro carro, mas tem o pormenor de arrancar em modo totalmente elétrico, ou seja, em arranque não emite emissões poluentes.
Depois adapta-se às situações. Na verdade, não te irás aperceber muito bem quando é que os motores mudam de funcionamento. Como é um modelo híbrido utiliza a regeneração da bateria quando se desacelera e por isso respondemos à tua questão: não, não é um plug-in, não tem carga elétrica a partir do exterior.
Tem ainda um modo B que aumenta a capacidade de recuperar energia e… andarás mais devagar. Mas há mais. Também quando travas estarás a poder regenerar a travagem e recuperar essa energia.
Tudo somado significa que, de acordo com a marca, poderás circular em modo totalmente elétrico em 80% dos teus trajetos urbanos. Ou seja, poderás poupar até 40% de combustível na comparação com um modelo idêntico sem sistema híbrido. A marca diz que é possível fazeres 4,8 litros por 100 km, de acordo com a norma europeia.
No modo elétrico poderás fazer até 70 km mas tens mesmo de ter muito cuidado com a forma como conduzes.
Num primeiro contacto com o modelo conseguimos experimentar a condução em auto-estrada e por estradas nacionais. De facto, parece que tudo corre na perfeição até ao momento da estrada aberta. Aí, não há milagres. Puxas por ele e rapidamente estás a usar apenas o motor de combustão.
Tens conforto quanto baste à tua espera e tens uma robustez que é caraterística da marca. Se preferíamos que fosse 100% elétrico? Sim, claro, mas é uma proposta honesta e acima de tudo com versatilidade total.
O Dacia Jogger Hybrid 140 é um modelo com 7 lugares, com um espaço impressionante e com a possibilidade de albergar até 1.819 litros na configuração mais ampla da bagageira.
A versão SL Extreme já bem equipada custa em Portugal a partir de 28.800 euros o que faz do Jogger Hybrid um dos híbridos familiares mais acessíveis do mercado.