Mobilidade

Dacia Jogger de 7 lugares tem nova motorização híbrida

Fomos realizar um primeiro teste ao novo Dacia Jogger Hybrid 140
Texto

Sete lugares. Se achas que não precisas... experimenta andar uns dias com um carro com três filas de bancos ou seja 7 lugares. Rapidamente ganhas amigos! Pois bem a Dacia tem no Jogger justamente uma oferta para esse segmento e agora acrescenta o modo híbrido, mais ecológico.

O novo Dacia Jogger Hybrid 140, conforme o próprio nome indica é um veículo híbrido. Neste caso significa que tem uma motorização 1,6 litros a gasolina acoplada a dois motores elétricos, que, no conjunto revela 140 cavalos. Parte menos boa ainda emite 108 g/km de CO2.

Não é um mundo perfeito se olhar para a direita e vir o irmão mais novo Spring a puxar dos galões 100% elétricos, mas é um mundo com alguma racionalidade para quem necessita (ainda assim) de fazer muitos quilómetros e levar sogra, gato e periquito.

Dacia Jogger - away
Dacia Jogger Hybrid tem 7 lugares e motorização híbrida (foto: Divulgação)

O Jogger Hybrid conduz-se de forma totalmente normal como qualquer outro carro, mas tem o pormenor de arrancar em modo totalmente elétrico, ou seja, em arranque não emite emissões poluentes.

Depois adapta-se às situações. Na verdade, não te irás aperceber muito bem quando é que os motores mudam de funcionamento. Como é um modelo híbrido utiliza a regeneração da bateria quando se desacelera e por isso respondemos à tua questão: não, não é um plug-in, não tem carga elétrica a partir do exterior.

Tem ainda um modo B que aumenta a capacidade de recuperar energia e… andarás mais devagar. Mas há mais. Também quando travas estarás a poder regenerar a travagem e recuperar essa energia.

Dacia Jogger - away
Interior contas com tudo o que se pode considerar essencial (foto: Divulgação)

Tudo somado significa que, de acordo com a marca, poderás circular em modo totalmente elétrico em 80% dos teus trajetos urbanos. Ou seja, poderás poupar até 40% de combustível na comparação com um modelo idêntico sem sistema híbrido. A marca diz que é possível fazeres 4,8 litros por 100 km, de acordo com a norma europeia.

No modo elétrico poderás fazer até 70 km mas tens mesmo de ter muito cuidado com a forma como conduzes.

Num primeiro contacto com o modelo conseguimos experimentar a condução em auto-estrada e por estradas nacionais. De facto, parece que tudo corre na perfeição até ao momento da estrada aberta. Aí, não há milagres. Puxas por ele e rapidamente estás a usar apenas o motor de combustão.

Dacia Jogger - away
Podes ter os 7 lugares ou utilizar mais espaço para bagagem (foto: Divulgação)

Tens conforto quanto baste à tua espera e tens uma robustez que é caraterística da marca. Se preferíamos que fosse 100% elétrico? Sim, claro, mas é uma proposta honesta e acima de tudo com versatilidade total.

O Dacia Jogger Hybrid 140 é um modelo com 7 lugares, com um espaço impressionante e com a possibilidade de albergar até 1.819 litros na configuração mais ampla da bagageira.

A versão SL Extreme já bem equipada custa em Portugal a partir de 28.800 euros o que faz do Jogger Hybrid um dos híbridos familiares mais acessíveis do mercado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano