Mobilidade

Setor dos transportes com 21% do total de pré-avisos de greve até abril

Pré-avisos de greve aumentam 85% até abril, face a período homólogo, totalizando 270
Texto
Setor dos transportes com mais de 20% das greves em Portugal
Setor dos transportes com mais de 20% das greves em Portugal

Greve do Metro, greve na CP, greve na Rodoviária, soa-te familiar? Pois bem, 2022 tem sido um ano bastante ativo no que respeita aos comunicados de pré-aviso de greve. O setor dos transportes e armazenagem têm sido dos mais afetados.

De acordo com dados publicados pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT), o número de pré-avisos de greve comunicados ao Ministério do Trabalho, aumentou até abril 85% face ao mesmo período de 2021.

Nos primeiros quatro meses de 2022 foram comunicados um total de 270 pré-avisos de greve, mais 124 do que no período homólogo. Do total comunicado, 206 ocorreram no setor privado e 64 no setor empresarial do Estado.

Em abril, as comunicações de greve subiram 70% face a 2021, com um total de 73 pré-avisos.

Os setores mais afetados em abril foram os "Transportes e Armazenagem" e a "Administração Pública e Defesa; Segurança Social Obrigatória", ambos com 21% do total de pré-avisos.

É necessário tomar em atenção de que estes números podem não corresponder exatamente ao número de greve realmente realizadas, pois o pré-aviso não obriga à realização da greve e algumas podem ter sido, entretanto, já suspensas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias