Mobilidade

Comboio elétrico de alta velocidade liga países Bálticos à Polónia a 234 km/h

O maior projeto ferroviário em mais de 100 anos vai permitir a vários países desvincularem-se do seu passado soviético
Texto
Comboio elétrico de alta velocidade (Fotos: Rail Baltica)
Comboio elétrico de alta velocidade (Fotos: Rail Baltica)

O projeto ferroviário Rail Baltica irá conectar as capitais da Lituânia, Letónia e Estónia com a Polónia, através de um serviço de comboio elétrico de alta velocidade, numa extensão de 870 quilómetros, com comboios a atingir 234 km/h de velocidade máxima.

Este projeto é subsidiado em parte pela União Europeia (estima-se um total de 5,8 mil milhões de euros) pretende dotar os países da zona do Báltico de uma ferrovia moderna ao mesmo tempo que lhes irá permitir afastar, em definitivo, algumas das velhas conexões à Rússia e ao que resta do passado soviético.

Comboio de alta velocidade Rail Baltica (imagem: Rail Baltica)

Discutido desde o final da década de 1990, o projeto Rail Baltica foi oficialmente lançado em 2001 mas só agora parece finalmente começar a ter um novo impulso à boleia da situação criada pela invasão russa que motiva a guerra na Ucrânia.

Neste momento este trajeto demora cerca de sete horas de carro e a linha projetada para o Rail Baltica irá permitir reduzir para apenas três horas e 38 minutos. Com uma grande vantagem: é mais confortável e mais ecológico porque é todo realizado em modo elétrico.

Comboio de alta velocidade Rail Baltica (imagem: Rail Baltica)

A ferrovia começará em Talín antes de passar por Pärnu, Riga, Panevėžys e Kaunas e antes de chegar à fronteira da Lituânia com a Polónia; haverá também uma conexão para Vilnius a partir de Kaunas.

Uma vez concluída esta ferrovia, os comboios poderão viajar até à zona do Báltico já na Polônia, onde será possível viajar a velocidades máximas de 234 km/h.

Além de tornar as viagens de passageiros mais rápidas, o projeto também reduzirá os custos de frete e oferecerá uma maneira eficiente de transportar cargas em massa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente