Mobilidade

Fomos aos Pirenéus à neve experimentar os crossovers eletrificados Nissan

Evento em Espanha permitiu experimentar Nissan Qashqai e X-Trail versões e-Power, elétrico Ariya e híbrido Juke num ambiente mais extremo
Texto

Se há segmento em que a Nissan tem apostado nos últimos anos, esse é sem dúvida o dos crossovers. Tudo começou em 2007 com o lançamento do Qashqai que, diz a marca japonesa, ajudou a fazer nascer todo um novo segmento e acabou por ser um sucesso de vendas. Quase 16 anos passados, a oferta não se resume a apenas um modelo, mas a quatro e todos surgem com uma versão eletrificada. Fomos testá-los num ambiente mais gélido e extremo.

Foi durante os dois dias do Nissan Crossover Domination Pirenéus 2023 que tivemos oportunidade de voltar a pegar no elétrico Ariya e no X-Trail e-Power e e-4orce e ainda ficar a conhecer o Qashqai e-Power e o híbrido Juke. Estes foram os quatro SUV da marca que nos levaram de Barcelona até Puigcerdá, uma pequena cidade pincelada com o branco da neve na fronteira de Espanha com França.

Nissan crossovers eletrificados - AWAY
Gama crossover eletrificada da Nissan (foto: divulgação)

Partir de Barcelona ao volante do eletrificado Qashqai

O ponto de partida foi o belo Nobu Hotel, na capital catalã, e o veículo com que comecei o passeio foi o Nissan Qashqai, este com a tecnologia exclusiva e-Power, uma solução que usa um motor a gasolina, neste caso de 1,5 litros e 156cv, para alimentar a bateria e um motor elétrico de 140 kW, responsável pela deslocação. O objetivo desta tecnologia é oferecer a experiência de condução de um elétrico, sem a dor de cabeça de o ter de carregar.

Nissan Qashqai - AWAY
Nissan Qashqai e-Power (foto: divulgação)

A promessa é de um veículo mais silencioso, mais responsivo e eficiente e tudo isto foi cumprido. Ainda assim, nota-se a diferença para um veículo 100% elétrico e no silêncio ouve-se o motor a combustão a funcionar.

Chegar a Puigcerdá e passear na neve com o novo Nissan X-Trail

O Nissan X-Trail não era uma novidade – já o tinha conduzido na apresentação na Eslovénia. Este novo crossover eletrificado tem também a tecnologia e-Power como o Qashqai, apresentando um motor a gasolina de 1,5 litros que gera energia para dois motores elétricos com uma potência total de 157 kW que surgem na versão com e-4ORCE, de tração às quatro rodas, que foi a que conduzimos.

Modo snow para o piso coberto de neve

Este pequeno grande pormenor faz toda a diferença na condução e torna o X-Trail o veículo perfeito até para pisos gelados, algo que pudemos comprovar no segundo dia do evento quando pegámos no crossover e fomos conhecer as estradas de montanha.

Nissan X-Trail - AWAY
Nissan X-Trail no percurso com neve (foto: AWAY/DR)

Foi talvez um dos pontos altos do passeio: poder testar este SUV eletrificado na neve. Munido de pneus de inverno e com o modo snow ativado, levamos o X-Trail por um percurso pintado de branco.

O velocímetro passou poucas vezes dos 30 km/h e se, por algum motivo, o veículo queria derrapar um bocadinho no piso escorregadio, o próprio carro corrigia a rota, garantindo uma condução mais confiante.

Elétrico Nissan Ariya pelas paisagens pitorescas espanholas

O Nissan Ariya foi a escolha para as curvas e contracurvas das estradas de montanha, estas sem neve e gelo. E se em Portugal pude testar o primeiro crossover elétrico da marca num contexto mais de dia a dia, em Espanha deu para brincar com acelerações mais repentinas e ver o seu comportamento em curvas mais apertadas.

Nissan Ariya - AWAY
Elétrico Nissan Ariya (foto: divulgação)

Durante o evento ficámos a saber que depois do verão vai chegar elétrico Nissan Ariya com e-4ORCE, a tecnologia de tração às quatro rodas já presente no X-Trail.

O híbrido Nissan Juke surpreendeu pelos consumos

O último veículo eletrificado que tivemos oportunidade de conduzir foi o crossover mais pequeno e compacto, o Juke. Este em versão híbrida – ou seja, carrega com o andamento e não ligado à corrente –, mantém aquele design que ou se ama ou se odeia, raramente se fica indiferente.

Nissan Juke - AWAY
Híbrido Nissan Juke (foto: divulgação)

Com interior mais modesto, mas ainda assim bem interessante, o Nissan Juke foi talvez a maior surpresa dos dois dias de evento, em grande parte pelos seus consumos baixos que pudemos ir comprovando à medida que o fomos conduzindo.

Um motor de 1,6 litros junta-se a um motor elétrico de 36 kW que permite condução 100% elétrica até 55 km/h, explica a marca. Isto, claro, se houver energia disponível para tal. Com este sistema, a Nissan garante que se consegue reduzir o consumo de combustível fóssil até 21%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Preço dos combustíveis na próxima semana de 15 a 21 de julho
Vai nascer mais um troço de ciclovia em Lisboa
Radares de velocidade da PSP. Onde vão estar no mês de julho